2º Domingo do Tempo Comum
Compartilhe

Diác. Estêvão Scalet
Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”

Evangelho (Jo 1,29-34)

Neste domingo a liturgia nos apresenta o projeto de Deus para nossas vidas, Ele nos chama a sermos luz para todos os povos.

Vemos no Evangelho que João Batista vendo Jesus o chama de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Isso nos mostra que Jesus veio como um cordeiro para ser imolado, sacrificado por nós, para nos libertar do pecado. Mas que pecado é esse? O pecado de não seguir o projeto que Deus tem para nós, o projeto de salvação e libertação das armadilhas deste mundo.

Jesus, portanto, vem ao mundo para nos ensinar o caminho da salvação, Ele se doa por nós, se entrega para nos salvar, é o verdadeiro cordeiro de Deus.

Ele toma para si os nossos pecados e assim se faz aquele que sofre por nós, para não precisarmos mais passar pelo sofrimento. Assumindo a cruz Ele nos liberta de todo o mal e nos dá a graça de fazermos parte do Reino de Deus.

João, também neste evangelho, nos mostra que Jesus é o filho de Deus e portador do Espírito Santo, portanto é Ele quem batiza os homens no Espírito.

Jesus vem ao encontro dos homens para oferecer uma vida nova, plena do Espírito Santo que nos conduz, com os seus dons, para a vida eterna.

A sua missão consiste em eliminar o pecado que torna o homem escravo e que o impede de abrir o coração a Deus.
Sendo filho de Deus, Jesus tem a plenitude do Espírito, traz consigo todo o amor de Deus pela humanidade e vem para nos curar de todos os nossos males, libertar os cativos, anunciar a Boa Nova aos pobres conforme diz o profeta Isaias.

A missão de Jesus consiste, portanto, em derramar o Espírito sobre o homem através do batismo; e o homem que aceita esse batismo de Jesus é transformado por essa fonte de vida que é o Espírito, abandona a experiência da escuridão vivida pelo pecado e alcança o seu pleno desenvolvimento.

A declaração de João convida os homens de todas as épocas a voltar para Jesus e a acolherem a proposta libertadora que, em nome de Deus, Ele faz: só a partir do encontro com Jesus será possível chegar à vida plena, à meta final do Homem Novo.

Jesus é a luz das nações que ilumina nossa caminhada rumo ao Pai, como diz o profeta Isaias na 1ª leitura, mas não só Jesus é luz, Ele quer que nós também sejamos luz para todos os povos e nações. Através do nosso batismo somos capacitados pelo Espírito Santo a ser sal da terra e luz do mundo, portanto temos a missão de iluminar a todos por onde nós passarmos.

Assim também nos fala Paulo em sua carta aos coríntios, como ele foi escolhido por Jesus para anunciar a Boa Nova, nós também fomos escolhidos e chamados, aos que aderem a esse chamado ele saúda com a graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Que Deus nos ajude e nos inspire a cumprir nossa missão nesse projeto de salvação.