Padre Fernando Meira em Roma no funeral de Bento XVI
Compartilhe

Padre Fernando Meira, pároco da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, está em Roma acompanhando o funeral do Papa Emérito Bento XVI. Ele viajou na última segunda-feira (02/01) e deve permanecer até a missa de sétimo dia. 

Admirador de Bento XVI, padre Fernando conseguiu se organizar rapidamente para a viagem, com a ajuda de paroquianos e amigos, conforme ele mesmo conta em seus relatos.

Ele esteve na Basílica de São Pedro para o velório e também na missa de exéquias, celebrada pelo Papa Francisco. Lá presenciou momentos marcantes da despedida a Bento XVI, de onde nos mandou este relato:

O funeral do papa Benedetto foi marcado pelo silêncio e tímidas lágrimas na praça de San Pietro.

Houve quem comentou que a homilia do papa Francisco foi muita rápida. Mas, o que marcou a todos foi a fisionomia fúnebre e serena do papa emérito, certo que ele está no Paraíso, confirmado pela proclamação do Evangelho de Lucas 23, 46. “hoje, estarás comigo no Paraíso.”

A bandeira da Baviera ensaiou, várias vezes, uma subida aos ares, mas não tinha alegria para mantê-la no alto. Assim como uma melodia do nome do papa também iniciada por um tenor na praça, não foi avante.

Uma faixa branca, escrita em vermelho – Santo Súbito – não causou espanto!

Mesmo bem agasalhado eu passei frio na temperatura de 7 graus. A gratidão, a admiração, o respeito e o momento oracional aqueceram a todos.

Enquanto o corpo do papa Ratzinger adentrava a Basílica rumo à cripta, onde ele aguarda a trombeta final, a parada diante do papa Bergolio (que o abraçou e tocou no esquife). O coro entoava o Magnificat.

Maria, mãe da humildade sempre presente em nossa caminhada de fé católica!

Abaixo, os links para os textos enviados por Padre Fernando:

Um peregrino se despede do Papa – Padre Fernando Meira

Impressões de um sacerdote sobre Bento XVI – Padre Fernando Meira