Peregrinação de Natal do Coral Vozes de Itu
Compartilhe

Corria o mês de dezembro de 1975. O Coral Vozes de Itu ensaiava regularmente todas as semanas contando com a presença de muitos dos seus fundadores ainda. O diretor era um entusiasmado jovem, atuante desde os primeiros tempos do grupo, sempre criativo: Benedito Carlos Savioli.
Além dos concertos, casamentos e performances, ocorreu ao Savioli promover uma novidade para a cidade: uma peregrinação pelas igrejas centrais de Itu, na noite de Natal, cantando duas ou três músicas antes da “Missa do Galo”. A ideia se concretizou e deu muito certo. As comunidades e os celebrantes ficaram surpresos e emocionados.
Com o sucesso, o Coral Vozes de Itu resolveu investir na proposta, para que a performance se repetisse ano a ano. E assim tem acontecido há quarenta e seis anos.

Peregrinação de Natal, Vozes de Itu, 1995

É certo que muita coisa mudou: o Coral não canta mais na noite de Natal, mas em um final de semana de dezembro, o repertório foi bastante ampliado e modificado, mas o espírito da iniciativa não se perdeu: desejar às comunidades reunidas um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de graças e alegria.
Os regentes do Coral Vozes de Itu precisaram se esmerar na busca de novas músicas e, hoje, o grupo conta com quase três dezenas de composições de diversas origens, em línguas diferentes, mas sempre voltadas à celebração da natividade de Jesus.

Peregrinação no Asilo Candelária, 2015

Passados dez anos da iniciativa de se realizar a Peregrinação de Natal, o projeto se ampliou de tal forma que todas as missas possíveis, em um final de semana, eram contempladas com a apresentação do Vozes de Itu. Iniciava-se no sábado às 15h na Santa Casa de Misericórdia e se encerrava no domingo pela manhã na igreja de São Benedito, às 11h. A maratona, demasiado cansativa, incluía a passagem também pela Igreja Presbiteriana, os dois Asilos da cidade e o abrigo de menores.

Peregrinação na Vila Vicentina, 2015

Nesse tempo a Peregrinação de Natal ganhou nova vida, passando por outras paróquias além das igrejas, comunidades que nem sabiam da existência do Coral e não conheciam o repertório. Houve também participações em cidades vizinhas e até organizando performances com músicos convidados e outros grupos corais.
Ao completar quarenta anos de existência e trinta anos da Peregrinação, em 2005, o Vozes de Itu realizou parte da Peregrinação em companhia do grupo de Folia de Reis, valorizando assim a cultura popular, em diálogo com o repertório natalino europeu.

Peregrinação na Santa Casa, 2015

Este momento anual da vida do Coral Vozes de Itu é muito representativo, sobretudo porque é quando se aproxima do maior número de pessoas, reunidas para o início da missa ou culto.
O roteiro é sempre o mesmo: entrar sem ser anunciado, cantar três músicas, cumprimentar a comunidade e sair cantando. Desta forma o Vozes de Itu acredita cumprir uma de suas metas que é fazer da música um caminho de valorização cultural e socialização através da arte e da fé. Como peregrinos da boa nova, os cantores deixam uma mensagem de esperança, que é um dos sentidos do Natal.

Peregrinação na igreja Nossa Senhora do Patrocínio, 2015