As músicas de Natal nas comemorações em família
Famílias relatam as músicas que marcaram as festas de Natal junto a amigos e familiares.
Bastou juntar a família para uma festa e a música está sempre presente. Seja tocando no “aparelho de som”, ou com aquele tio tocando violão, ou mesmo nas canções cantaroladas por pais e avós, a música embala as mais diversas comemorações em família.
Nas comemorações de Natal, não é diferente. Desde muito tempo atrás, as canções natalinas estão presentes nas comemorações dentro das casas
Para esta Edição Especial de Natal, o jornal “A Federação” perguntou a 7 famílias, de várias paróquias da cidade, quais são as músicas de Natal mais significativas nas comemorações em suas casas. Além das músicas destacadas, as entrevistas mostram que as músicas natalinas contribuem de maneira significativa para o espírito de Natal nas famílias, promovendo reflexão, espiritualidade e muita alegria!
No vídeo abaixo estão os depoimentos completos das famílias entrevistadas e, logo abaixo, um resumo do que cada uma delas contou, além da relação das músicas escolhidas.
A mensagem do verdadeiro espírito do Natal
O casal Eliseu e Edite Belcufiné, da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, contam que, para eles, as músicas natalinas transmitem a mensagem do verdadeiro espírito do Natal. Em primeiro lugar, destacam “Noite Feliz”, que consideram a “mais linda”. Lembram também de “Então é Natal”, que “nos questiona sobre nossa obrigação de amor ao próximo”. Já “Hoje a noite é bela (Bate o sino)” nos lembra que “Natal é dia de missa”. Para o casal, essas músicas trazem saudades da infância e “nos advertem para o bem e para a paz”.
1. Noite Feliz
2. Então é Natal
2. Hoje a noite é bela (Bate o sino)
Natal: a alegria de nos reunirmos novamente
A família de Fábio e Meire Ceratti, da Paróquia São Cristóvão, considera “Noite Feliz” a principal música das celebrações de Natal, sejam na Igreja ou em casa. Ela traz “as boas recordações da infância, o mesmo espírito que trazemos para as comemorações como nossos filhos”, conta Fábio. Junto com os filhos Ana Clara, Ana Luiza e Benício, eles também destacam a música “Vem que está chegando o Natal” pela alegria que ela transmite, especialmente neste ano em que será possível reunir novamente as famílias para celebrar o Natal.
1.Noite Feliz
2.Vem que está chegando o Natal
Precisamos nos preparar para o Natal de Jesus
Para a família de Paulo e Ivone, da Paróquia São João Batista, a música “Noite Feliz” é uma das mais marcantes do Natal. Especialmente para Ivone, que lembra das novenas de Natal que participava na infância, quando a música era cantada todos os dias “e sem violão”. Paulo destaca a música “Então é Natal”, que nos questiona – “o que você fez?” – e nos lembra que devemos nos preparar para o Natal de Jesus. Para Larissa e Mateus, “Bate o sino” marcou a infância, pois os avós faziam questão de cantar essa música na ceia de Natal.
1. Noite Feliz
2. Então é Natal
3. Bate o sino
“Sim, nascerá entre os homens o Emanuel!”
Na família de Neto, Priscila, Beatriz, Lívia e Mariah, da Paróquia São Judas Tadeu, a música “Novo amanhecer” marca as celebrações de Natal porque fala da vinda de Jesus: “Sim, nascerá entre os homens o Emanuel”. Eles também destacam “Noite Feliz”, que lembra da “noite maravilhosa em que nasceu o nosso Salvador”. E, em seguida, lembram também da música “Então É Natal”, que nos leva a refletir: “o ano termina e nasce outra vez” e “o que você fez?”. “Todas essas músicas nos fazem refletir sobre esse momento importante que estamos vivendo!”
1. Novo amanhecer
2. Noite Feliz
3. Então é Natal
Para pensarmos no que fizemos e no que podemos fazer
O casal Alexandre e Kelly Freitas é bastante atuante na Paróquia São José, junto com seus três filhos Caio, Enzo e Pedro. Entre suas músicas preferidas para o Natal em família, eles lembram de “Noite Feliz”, que “simboliza bem o que é essa noite especial da chegada do Menino Jesus, o Salvador”. Também destacaram “Bate o sino”, que traz recordações especiais da infância de Alexandre. Por último, eles destacam “Então é Natal”, porque “nos faz refletir o que a gente fez ao longo do ano e o que a gente pode fazer”.
1. Noite Feliz
2. Bate o sino
3. Então é Natal
As músicas trazem lembranças da infância
Na Paróquia São Luís Gonzaga, a família de João e Neli é presença marcante nas diversas pastorais e movimentos. Entre as músicas natalinas, “Noite Feliz” é a que mais se destaca para eles, porque faz lembrar do tempo de infância dos filhos do casal. “Cristãos, vinde todos (Adeste Fidelis)” é outra música que marca as celebrações de Natal, fazendo parte das referências da família. E, para os netos de João e Neli, a música “Pinheirinhos, que alegria” traz muitas recordações, pois sempre esteve presente nas comemorações natalinas em família.
1. Noite Feliz
2. Cristãos, vinde todos (Adeste Fidelis)
3. Pinheirinhos que alegria
Jesus: o real motivo do Natal
A família de Rafael e Natália, da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, acaba de ganhar mais um integrante: Paulo nasceu no início de dezembro e completa o trio de meninos com Guilherme, de 9 anos, e João, de 6. Para a família, a música “Então é Natal” é a mais marcante, seguida de “Noite Feliz” – porque lembra o nascimento de Jesus – e “Bate o sino”, porque “eu gosto”, como disse João. A família lembra que o importante é lembrarmos sempre de Jesus, que é “o real motivo do Natal”.
1. Então é Natal
2. Noite Feliz
3. Bate o sino
“Noite Feliz” é a mais lembrada pelas famílias
A música “Noite Feliz” foi lembrada por todas as famílias entrevistadas e também lembrada em 1º lugar pela maioria delas. A música, que completou seu bicentenário em 2018, foi criada na Áustria traduzida para mais de 45 idiomas. A versão para a língua portuguesa foi escrita em 1912, pelo frei franciscano Pedro Sinzig, que nasceu na Alemanha, mas foi ordenado padre no Brasil, onde trabalhou por toda a vida.
Em segundo lugar na escolha das famílias, vem a música “Então é Natal”, que ficou famosa na voz da cantora Simone, que a gravou em 1995. A canção é uma versão de “Happy Xmas (War Is Over)”, gravada em 1971 por John Lennon e Yoko Ono como forma de protesto contra a Guerra do Vietnã. Na versão original, ainda contou com um coral de crianças carentes de uma comunidade do Harlem, em Nova Iorque.
E em terceiro lugar na preferência das famílias entrevistadas está a música “Bate o sino” ou “Hoje a noite é bela”. Na verdade, a música original chama-se “Jingle Bells”, escrita pelo compositor americano James Lord Pierpont, em 1857, composta originalmente para o dia de ação de graças. Aqui no Brasil, a versão mais popular tem letra de Evaldo Rui Barbosa (radialista e compositor), que lhe deu o nome de “Sino de Belém”, gravada pela primeira vez em 1941.