Em família: a busca do ideal pleno do matrimônio
Compartilhe

Subsídio 09 – Tema 03

Acompanhar a fragilidade

Pequenos passos

A palavra do Papa
“De forma alguma a Igreja deve desistir de propor o ideal pleno do matrimônio: hoje, em vez de uma pastoral de fracassos, devemos fazer uma pastoral para consolidar os casamentos e prevenir as separações! Há muitos pequenos passos possíveis que as pessoas podem dar, e pequenos passos são sempre agradáveis a Deus.”

“A tibieza [fraqueza, falta de entusiasmo], qualquer forma de relativismo ou um excessivo respeito na hora de propor o sacramento seriam uma falta de fidelidade ao Evangelho e também uma falta de amor da Igreja […]. A compreensão pelas situações excepcionais não implica jamais esconder a luz do ideal mais pleno, nem propor menos do que Jesus oferece ao ser humano.” (AL 307)

O testemunho da família Likesya
“Este guia espiritual trata de ajudar [as famílias] a entender que as crises conjugais não são eternas e não têm que levar a uma ruptura. É por isso que é importante integrá-las para que reencontrem o diálogo, o perdão recíproco e a alegria do amor.”

“O discernimento deve ajudar a encontrar os caminhos possíveis de resposta a Deus e de crescimento no meio dos limites. Por pensar que tudo seja branco ou preto, às vezes fechamos o caminho da graça e do crescimento e desencorajamos percursos de santificação que dão glória a Deus. Lembremo-nos de que um pequeno passo, no meio de grandes limitações humanas, pode ser mais agradável a Deus do que a vida externamente correta de quem transcorre os seus dias sem enfrentar sérias dificuldades.” (AL 305)

Convite à reflexão
Diante da tentação de dizer “eu sou assim, não posso fazer nada”, refletir sobre que passo, pequeno e possível, posso dar para melhorar minha fragilidade.

Dinâmica em família
Criar a oportunidade de estar com os nossos filhos e ouvi-los, perguntando-lhes como veem o matrimônio. Também será uma oportunidade para entendermos como eles nos veem e que testemunho estamos dando a eles.

Dinâmica em comunidade ou em grupo
Organizamos um encontro para a comunidade, sobre os riscos e perigos que hoje ameaçam as nossas famílias e sobre como contê-los como comunidade.

Oração
Senhor,
ajudai-nos a testemunhar
que a fidelidade é voltar a escolher-se a cada dia.
Ajudai-nos a entender que o amor
nunca é um objetivo alcançado
e sempre tem novas exigências.
Acompanhai e orientai
cada pequeno passo
que conseguimos fazer
para construir o nosso amor.
Amém.

Convite à leitura
Neste mês, somos convidados a ler os seguintes trechos da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”: “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” (n. 291-312)

Links
Subsídio 9
Vídeo 9
Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”
Site especial