Em Família: Discernimento
Compartilhe

Subsídio 09 – Tema 02

A palavra do Papa

“Uma pastoral familiar atenta sabe acolher, acompanhar, discernir e integrar [as famílias] na comunidade eclesial, não com receitas simples e banais, mas com um olhar que sabe verdadeiramente discernir e distinguir as situações.”

“A Igreja deve acompanhar, com atenção e solicitude, os seus filhos mais frágeis, marcados pelo amor ferido e extraviado, dando-lhes de novo confiança e esperança, como a luz do farol de um porto ou de uma tocha acesa no meio do povo para iluminar aqueles que perderam a rota ou estão no meio da tempestade.” (AL 291)

 

O testemunho da família Likesya

“Nenhuma família deve ser excluída da comunidade, qualquer que seja o problema. O matrimônio é um lugar de felicidade, não de infelicidade. A comunidade deve ser um apoio que mostre a essas famílias a importância de proteger e orientar seus filhos para um futuro melhor.”

“As crianças devem entender que Deus tem um plano maravilhoso para elas. Esta convicção lhes dá a coragem de superar as feridas causadas por seus pais e ter a certeza de que, mesmo que meu pai e minha mãe me abandonem, Deus jamais me abandonará. Deus abençoe as famílias do mundo.”

“Deve-se ajudar cada um a encontrar a sua própria maneira de participar na comunidade eclesial […] quer em tarefas sociais, quer em reuniões de oração, quer na forma que lhe possa sugerir a sua própria iniciativa discernida juntamente com o pastor.” (AL 297)

“Eles […] podem viver e amadurecer como membros vivos da Igreja, sentindo-a como uma mãe que sempre os acolhe, cuida afetuosamente deles e encoraja-os no caminho da vida e do Evangelho. Esta integração é necessária também para o cuidado e a educação cristã dos seus filhos, que devem ser considerados o elemento mais importante.” (AL 299)

Convite à reflexão

Refletir sobre quão misericordioso é o meu amor: quanto estou disposto a compreender, acolher, perdoar e esperar?

Dinâmica em família

Podemos propor a toda família, à noite, de partilhar um “pequeno passo” dado durante o dia. Cada um pode pedir aos outros para rezar por uma dificuldade particular.

Dinâmica em comunidade ou em grupo

A partir de um determinado dia de festa, no discernimento do pastor ou de quem guia a comunidade, pensamos em como podemos oferecer a cada pessoa a possibilidade de colocar-se a serviço da comunidade ou de renovar seu serviço.

Oração

Senhor,
ajudai-nos a entender
os esforços e as fragilidades de nossos irmãos.
Concedei-nos saber como abrir
as portas de nossa casa e de nosso coração
a quem está mais frágil, em dificuldade,
para que se sinta acolhido, escutado e compreendido.
Enchei-nos com o vosso Espírito Santo
para que saibamos dar novamente aos outros
a misericórdia de que nós por primeiro
recebemos de Vós.
Amém.


Convite à leitura

Neste mês, somos convidados a ler os seguintes trechos da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”: “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” (n. 291-312)

 

Links

Subsídio 9
Vídeo 9
Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”
Site especial