Academia Ituana de Letras inaugura sede própria
Sábado foi um dia de festa para a Acadil (Academia Ituana de Letras). Depois de reuniões online desde o início da pandemia, finalmente os acadêmicos puderam se reunir para inaugurar sua sede própria.
O evento reuniu apenas acadêmicos e poucos convidados, evitando aglomeração e seguindo todos os protocolos sanitários em decorrência da pandemia de Covid-19.
A reunião teve três momentos. No primeiro deles, os acadêmicos realizaram a eleição para a cadeira 35, que tem como patrona Maria José Toledo Piza. A nova ocupante da cadeira será Vila Pavão Folino. No segundo momento, houve uma reforma e atualização dos estatutos da academia.
Por último, a inauguração oficial da sede. Momento histórico e de grande alegria, já que depois de quase 30 anos de atividades, essa é a primeira sede da academia. A sede será um espaço para todas as reuniões da academia e conta também com uma biblioteca que, futuramente, será aberta ao público. No momento, devido à pandemia, o local ainda não está recebendo visitantes.
Ainda foram lançadas duas publicações da Acadil, o volume 6 de “Itu, presenças ilustres” e o primeiro volume da nova série denominada “Patronos”, com biografia e trabalhos do patrono Euclydes de Marins e Dias, que também dá nome à Sede da Academia.
Além disso, na sexta-feira, dia 26/11, a Acadil realizou uma homenagem ao Dr. Ermelindo Maffei, realizada pela acadêmica Dra. Maria Lúcia Almeida de Marins e Dias Caselli. Maffei foi acadêmico fundador, intelectual e cidadão que tem como marca de sua vida a solidariedade.
A sede da Academia Ituana de Letras fica localizada na Rua Luís Vaz de Camões, nº 257 (Praça Periscópio), no Jardim Convenção em Itu.