03 de Dezembro – Ano de 1921
Festa da Conceição
Precedida de uma devota, solemne e concorrida novena, celebrou-se quinta feira, 8 do corrente, a tradicional festa da Immaculada Conceição da Santíssima Virgem, havendo pela manhã missa com numerosa communhão geral; ás 8 horas, solemne missa cantada, e ás 5 ½ da tarde, imponente procissão que percorreu as ruas Direita, do Carmo e Commercio.
Nos tres últimos dias houve pratica pelo revmo. sr. p. Manoel Gabínio de Carvalho, que pregou tambem á entrada da procissão, fazendo um bello panegyrico da Santissima Virgem, considerada sob o ponto de vista da sua Immaculada Conceição.
Chuva
Graças ao Altissimo, nestes ultimos dias temos tido abundantes chuvas que vieram animar os lavradores, que com muito pezar viam as suas plantações desapparecendo dia a dia por effeito da secca tão prolongada.
Agora é aproveitarem-se os fazendeiros destes dias de dezembro, ultimo mez em que se podem fazer plantações de milho, e se o tempo correr bem, d’aqui em deante, poderemos ainda ter abundantes colheitas desse cereal.
O pão
Pedem-nos que reclamemos contra o tamanho do pão que se vende nesta cidade. É certo que ha motivo para essa reclamação, pois o tamanho do pão é hoje o mesmo que o do tempo em que a farinha de trigo custava quasi o dobro do que custa actualmente. Em Piracicaba, segundo ouvimos de um piracicabano, o pão está custando muito menos do que entre nós, apezar de ser ali a vida mais cara do que nesta cidade.
G. E. Convenção de Itu
Movimento mensal
Novembro de 1921
Alumnos matriculados 391
Alumnos matriculados durante o mez 1
Alumnos eliminados
Frequencia media 297,6
Porcentagem da frequência 76,1
Enfermo
Esteve gravemente enfermo, porém já se acha melhor, o sr. Ignacio Bueno de Negreiros.
Desejamos o seu prompto e completo restabelecimento.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.