Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo – Evangelho: (Jo 18,33b-37)
Compartilhe

por Diác. João de Oliveira Preto Filho
Paróquia São Camilo
de Lellis

A solenidade que celebramos hoje “é como uma síntese de todo o mistério salvífico”. Com ela encerra-se o ano litúrgico: depois de termos celebrado todos os mistérios da vida do Senhor, apresenta-se agora à nossa consideração Cristo Glorioso, Rei de toda a criação e das nossas almas. A solenidade de hoje foi especialmente instituída para nos mostrar Jesus como único soberano de uma sociedade que parece querer viver de costas para Deus.
Os textos da missa salientam o amor de Cristo –Rei, que veio estabelecer o seu Reinado, não com a força de um conquistador, mas com a bondade e a mansidão do pastor: Eis que eu mesmo irei buscar as minhas ovelhas seguindo o seu rasto. Foi com essa solicitude que o Senhor veio em busca dos homens dispersos e afastados de Deus pelo pecado.
E como estavam feridos e doentes, curou as feridas. Tanto os amou que deu a vida por eles. Como Rei, vem para revelar o amor de Deus, para ser o mediador da Nova Aliança, o Redentor do homem.
O Reino instaurado por Jesus Cristo atua como fermento e sinal de salvação a fim de construir um mundo mais justo, mais fraterno, mais solidário.
Assim é o Reino de Cristo, do qual somos chamados a participar e que somos convidados a dilatar mediante um apostolado fecundo.
Nós colaboramos na programação do Reinado de Jesus quando procuramos tornar mais humano e mais cristão o pequeno mundo que frequentamos diariamente.
Jesus respondeu a Pilatos: O meu Reino não é deste mundo. E quando tornou a interpelá-lo, afirmou-lhe: Tu o dizes eu sou Rei. Não sendo deste mundo, o Reino de Cristo começa já nessa terra. Cristo é um Rei que recebeu todo o poder no céu e na terra e governa sendo manso e humilde de coração, servindo a todos, porque não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida para a redenção de muitos.
Um ladrão foi o primeiro a reconhecer a sua realeza “Senhor lembra-te de mim quando entrares no teu Reino.” O Senhor concede sempre mais do que aquilo que lhe pedem, o ladrão só lhe pedia que se lembrasse dele; mas o Senhor disse-lhe: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso.” A vida consiste em habitar com Jesus Cristo e onde está Jesus Cristo, ali está o seu Reino.

Louvado seja nosso
Senhor Jesus Cristo!