Fechar os ouvidos para o mundo para ter a  verdadeira alegria
Compartilhe

por Tadeu Eduardo Italiani
Jornalista

Neste final de semana iniciamos o Tempo do Advento, um período litúrgico em que nos preparamos para o Natal. O Verbo que se encarna para a remissão dos nossos pecados. Um tempo de saudades, alegrias, encontros e perdão. Porém há anos esses sentimentos e ações vêm sendo substituídas por fortes emoções e grande apelo ao eletrônico e ao mundo da tecnologia.
As emoções advém de uma fórmula mercadológica que mexem com as pessoas e termina nas fartas mesas de comida na véspera e no dia de Natal. O consumismo se torna o ponto central de uma festa em que o Rei do Universo, nasce na pobreza da humanidade representada na manjedoura. Realmente o Natal se tornou uma data mágica, cheia de estereótipos e misticismo e que não representa o seu verdadeiro significado.
Aos poucos as festas natalinas vão se revestindo de ruidosas alegrias que mais atendem aos interesses do mundo secular do que verdadeiramente á celebração proposta pela Igreja e que muito nos afastam da nossa salvação.
No Natal, nossos corações devem estar voltados à alegria do nascimento do Salvador do mundo, Jesus Cristo. Esta é a divina e humana alegria que devemos nos envolver nas festas natalinas. Durante o Advento é preciso nos preparar para essa magnifica festa e, assim, estar prontos para revestirmos da plenitude da santa alegria. Jesus se fez carne, isso quer dizer que o Filho de Deus veio morar entre os homens.
Como cristãos batizados e missionários, devemos ir ao encontro do Messias que chega ao mundo para iniciar a missão de salvar a humanidade e restabelecer os laços de amizade rompidos pela desobediência humana que por séculos nos afastou de Deus. Com isso, ser propagadores da verdadeira e divina alegria anunciada pelos anjos ao mundo,:a presença de Jesus Cristo como nosso salvador. O Documento de Aparecida no número 29, nos diz sobre a alegria do encontro com o Cristo: “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43).”
Para nós, cristãos, anunciar o Natal significa anunciar a divina e santa alegria: “Nasceu para nós o Salvador, que é Cristo Jesus. ” A noite de Natal é um marco histórico em nossa salvação. O verdadeiro espírito natalino, que expressa a presença de Deus vivo e encarnado conosco, aviva o compromisso de celebrar a cada ano, um Natal cristão.
Naquela noite histórica para a humanidade, os pastores foram para Belém ao encontro de Maria, José e do recém-nascido; hoje ao celebrar o Natal somos convidados a ir ao encontro do Salvador do mundo e saímos anunciando a santa e divina alegria. Neste Tempo de Advento nos preparemos para o encontro com Cristo Jesus.

“Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!” – (Sl 97)