Direto do Vaticano – 19/11/2021
Compartilhe

“Diante de Deus, descobrimo-nos todos iguais” – “Não há ninguém tão frágil que não possa rezar, adorar o Senhor, dar glória ao seu Nome santo e interceder pela salvação do mundo. Diante de Deus Todo-Poderoso, descobrimo-nos todos iguais”. São Palavras do Papa Francisco na Mensagem para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiências que será comemorado em 3 de dezembro próximo.

Reconhecidas as virtudes heroicas da Serva de Deus Odette Vidal – O Papa Francisco assinou o Decreto sobre o reconhecimento das virtudes heroicas da Serva de Deus Odette Vidal Cardoso, Fiel Leiga; nascida em 18 de fevereiro de 1931 no Rio de Janeiro (Brasil) e onde faleceu em 25 de novembro de 1939. Ela agora se torna venerável.

“O Advento nos lembra que a vida humana é uma espera contínua” – Ao saudar os fiéis de língua portuguesa na Audiência Geral da última quarta-feira, dia 24, o Papa Francisco recordou que no próximo domingo terá início o Tempo do Advento, “que por meio de vários símbolos nos prepara para a celebração do mistério da Encarnação do Filho de Deus e nos lembra que a vida humana é uma espera contínua”. “Nossa vida se torna bela e feliz quando esperamos por alguém querido e importante. Que este Advento os ajude a transformar a esperança na certeza de que Aquele por quem esperamos nos ama e nunca nos abandona.”

“A beleza do Natal ressoa na partilha de pequenos gestos de amor concreto” – Ao receber no Vaticano, na última segunda-feira, dia 22, os participantes e organizadores do Christmas Contest, um concurso que dá voz aos jovens, convidando-os a criar novas canções inspiradas no Natal e em seus valores, Francisco lembrou que o nascimento de Cristo é “a festa da compaixão, a festa da ternura. A sua beleza é humilde e cheia de calor humano”.

Escutar a transbordar: a exortação do Papa à Assembleia Eclesial – Após a fase de escuta, teve início no último domingo, dia 21, a 1ª Assembleia Eclesial da América Latina. Até 28 de novembro, o evento se inspira no lema “Somos todos discípulos missionários em saída”. Cerca de 100 pessoas, entre coordenação e convidados, participarão presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e outros 1.000 de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe. Através de uma mensagem, o Pontífice saudou os participantes e ressaltou a importância do evento para reavivar o espírito da Conferência de Aparecida, com o olhar voltado ao Sínodo de 2023, para impulsionar uma Igreja “em saída sinodal”.

Aos jovens: “não se esqueçam que reinar é servir” – Após o Angelus do último domingo, dia 21, o Papa Francisco recordou que pela primeira vez na Solenidade de Cristo Rei, celebra-se a Jornada Mundial da Juventude em todas as Igrejas particulares. Por esta razão disse que ao seu lado se encontravam dois jovens representando todos os jovens de Roma. “Saúdo calorosamente os jovens da nossa Diocese, e espero que todos os jovens do mundo se sintam parte viva da Igreja, protagonistas da sua missão. Obrigado por terem vindo! E não se esqueçam que reinar é servir”.

“O trabalho infantil rouba das crianças o seu futuro” – O trabalho infantil “é a exploração das crianças nos processos de produção da economia globalizada para o lucro e ganho de outros. É a negação do direito das crianças à saúde, à educação e ao crescimento harmonioso, incluindo a possibilidade de brincar e sonhar. É roubar das crianças o seu futuro e, portanto, da própria humanidade. É uma violação da dignidade humana”, disse o Papa Francisco aos participantes da Conferência Internacional “Erradicar o trabalho infantil, construir um futuro melhor”, no último dia 19.