Direto do Vaticano – Edição 19/11/2021
Papa Francisco pede apoio às vítimas de abuso – Na última quinta-feira, dia 18, foi celebrado na Itália o primeiro Dia Nacional de Oração pelas Vítimas e Sobreviventes de Abuso, promovido pela Conferência Episcopal italiana. O Papa Francisco comentou a data e pediu apoio às vítimas, na conclusão da Audiência Geral da quarta-feira: “Faço votos de que esta iniciativa possa ser uma ocasião de reflexão, sensibilização e oração para apoiar a recuperação humana e espiritual das vítimas.”
São José: exemplo e testemunho – O Papa Francisco iniciou o ciclo de catequeses sobre São José na Audiência Geral da última quarta-feira, dia 17, com o tema “São José e o ambiente em que viveu”. “Nunca como hoje, neste tempo marcado por uma crise global com diferentes componentes, ele pode ser apoio, conforto e orientação para nós. Por isso decidi dedicar-lhe um ciclo de catequeses, que espero nos possa ajudar a deixar-nos iluminar pelo seu exemplo e pelo seu testemunho”, disse o Papa.
Cuidado com a casa comum e fraternidade: vias para sair da crise – O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do Encontro Mundial das Comissões Justiça e Paz, que aconteceu na quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, de forma virtual. “Em todas as partes do mundo, o desenvolvimento integral – e, portanto, a justiça e a paz – pode ser construído através destas duas vias: o cuidado da casa comum a fraternidade e a amizade social. Duas vias que têm sua origem no Evangelho de Cristo, mas sobre as quais podem caminhar juntos homens e mulheres de outras confissões e religiões ou sem credo”, disse Francisco.
“Levemos a esperança aos pobres, com ternura e sem julgamento” – No domingo, dia 14, a Igreja celebrou o 5° Dia Mundial dos Pobres. Em sua homilia da Santa Missa celebrada na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco pediu aos cristãos que sejam “construtores incansáveis de esperança” junto aos pobres e sofredores. “Levemos ao mundo este olhar de esperança. Levemo-lo com ternura aos pobres, sem julgá-los. Porque lá, junto deles, está Jesus; porque lá, neles, está Jesus, que nos espera.”
Ratzinger: magistério luminoso e amor pela verdade – No último sábado, dia 13, o Papa Francisco participou da entrega do Prêmio Ratzinger, promovido pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI, “um vínculo duradouro e uma relação fecunda estabelecidos entre a Igreja e o mundo da cultura”, disse o Papa. Na ocasião, Francisco dirigiu seu pensamento “afetuoso, grato e admirador” ao Papa emérito: “um magistério luminoso e um amor infalível pela verdade”.
“A missão dos jornalistas é tornar o mundo menos obscuro” – Ao entregar no último sábado, dia 13, as insígnias da Grã-Cruz da Ordem Pia a dois jornalistas vaticanistas o Papa Francisco falou sobre a missão dos jornalistas, caracterizando-a com três verbos: escutar, aprofundar, contar. “A missão do jornalista é explicar o mundo, torná-lo menos obscuro, fazer com que as pessoas tenham menos medo e possam olhar para os outros com maior consciência, e também com mais confiança. É uma missão difícil! É por isso que encorajo vocês a preservar e cultivar esse sentido de missão em seu trabalho.”
Aos pobres, em Assis: “a fraqueza pode se tornar força” – Por ocasião do Encontro de oração e testemunho da quinta edição do Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco foi a Assis na última sexta-feira, dia 12. Depois de ouvir os testemunhos de alguns presentes e do momento especial de oração, o Papa dirigiu algumas palavras aos presentes. “Encontrar-se é a primeira coisa, ou seja, ir ao encontro uns dos outros com o coração aberto e a mão estendida. Sabemos que cada um de nós precisa do outro, e mesmo a fraqueza, se experimentada em conjunto, pode tornar-se uma força que melhora o mundo”.