Paróquias fazem campanhas no Dia Mundial dos Pobres
Compartilhe

A quinta edição do Dia Mundial dos Pobres será celebrada neste domingo, dia 14 de novembro. A data tem como objetivo exortar a Igreja e os fiéis a “sair” para encontrar a pobreza nas várias formas em que ela se manifesta no mundo moderno e estender a mão aos mais necessitados. Na Diocese de Jundiaí, as paróquias foram convidadas a realizar ações sociais como parte da preparação espiritual para a Assembleia Diocesana, que acontece no final do mês.
O Dia Mundial dos Pobres é celebrado desde 2017, por iniciativa do Papa Francisco. O lema escolhido para promover a data deste ano vem do Evangelho de Marcos: “Sempre tereis pobres entre vós» ” (Mc 14,7), divulgado junto com a Mensagem do Papa, em junho. “Faço votos de que o Dia Mundial dos Pobres, chegando à sua quinta celebração, possa radicar-se cada vez mais nas nossas Igrejas locais e abrir-se a um movimento de evangelização que encontre os pobres lá onde estão”, diz o Papa.
Como nos outros anos, o Papa Francisco terá uma programação especial para a data. Nesta sexta-feira, dia 12, o Santo Padre fará uma visita privada a Assis, onde encontrará um grupo de 500 pessoas pobres de diferentes partes da Europa e viverá com eles um momento de escuta e oração. No domingo, dia 14, o Papa presidirá a celebração da Santa Eucaristia na Basílica de São Pedro, às 10h, com a participação de 2.000 pobres assistidos pelas várias associações de voluntários presentes na região de Roma. No final da Celebração serão distribuídas refeições quentes a todos os participantes. Outra iniciativa será a distribuição de 5 mil “kits” de artigos de saúde e cuidados pessoais a cerca de 60 paróquias de Roma, para distribuição às famílias mais necessitadas.

Ações sociais  nas paróquias
Na Diocese de Jundiaí, as paróquias realizarão ações sociais para marcar a data e também como parte da preparação espiritual para a Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora, que acontece entre os dias 26 e 28 de novembro. Várias paróquias de Itu realizarão atividades:
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Os jovens do grupo de jovens Cojapa estará com uma barraca montada na praça em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida para receber as doações dos fiéis. Serão arrecadados alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal, que serão entregues às cerca de 300 famílias assistidas pela paróquia por meio da Pastoral da Caridade, Vicentinos e Voluntários do Bem. As doações podem ser entregues neste domingo, dia 14, das 7h às 13h e das 17h às 19h. Informações: 4022-0197
Paróquia Nossa Senhora da Candelária – No último final de semana, foram entregues pedidos aos fiéis que compareceram às missas das igrejas Bom Jesus, São Benedito e Matriz, solicitando a doação de um alimento. Os alimentos serão recolhidos nas missas deste final de semana, dias 13 e 14, e serão doados em dezembro para as 60 famílias atendidas pela paróquia, quando são entregues duas cestas básicas para cada família. Informações: 4023-0638
Paróquia São Camilo de Léllis – A paróquia está fazendo uma campanha para ajudar os gêmeos Gael e Miguel, de 7 meses, cuja mãe ficou paraplégica no parto. Eles precisam de fraldas tamanhos M e G, lenço umedecido, leite NAN fase 2, roupinhas, sabonete e talco. O irmãozinho, Pietro, de 4 anos, precisa de leite longa vida (de caixinha) e a mãe precisa de fraldas geriátricas tamanho G. As doações podem ser entregues na Secretaria Paroquial e na entrada das missas deste final de semana. Informações: 4022-1610
Paróquia São Luís Gonzaga – Haverá arrecadação de alimentos nas Comunidades São Luís (Matriz), Santa Luzia e Santo Antônio, para as cerca de 60 famílias assistidas pela Pastoral do Quilo. Os fiéis poderão entregar as doações nas missas deste final de semana, dias 13 e 14. Informações: 4025-3346.