Direto do Vaticano – Edição 12/11/2021
Compartilhe

A oração ao Espírito Santo deve vir do coração – “A palavra de Deus é uma fonte inesgotável”, disse o Papa Francisco na Audiência Geral da última quarta-feira, dia 10, encerrando as catequeses sobre a Carta aos Gálatas. Segundo o Papa, “o Apóstolo nos lembra que não podemos dar ao luxo de nos cansarmos de fazer o bem. Devemos confiar que o Espírito vem sempre em auxílio da nossa fraqueza e nos concede o apoio de que necessitamos”. “A oração ao Espírito Santo é espontânea: ela deve vir de seu coração. Você deve pedir nos momentos de dificuldade: ‘Espírito Santo, vem’.”

O Papa em Assis: um encontro de oração e testemunho – Nesta sexta-feira, dia 12, o Papa Francisco terá um encontro especial em Assis, por ocasião do Dia Mundial dos Pobres. Serão cerca de três horas passadas junto com 500 pessoas em situação de pobreza de toda a Europa, um tempo intenso de escuta e oração. Na terra Natal de São Francisco, o Papa ouvirá os testemunhos de seis pessoas pobres (dois franceses, um polonês, um espanhol e dois italianos). Em seguida, haverá um momento de oração na Basílica de Assis.

O apelo do Papa pela Etiópia – No último domingo, dia 7, após rezar o Angelus com os fiéis presentes na Praça São Pedro, o Papa Francisco voltou a manifestar sua preocupação com a Etiópia, país africano martirizado por um conflito que se arrasta há mais de ano, em uma região já marcada pela fome e pela seca. E pediu orações pelo fim do conflito: “Acompanho com preocupação as notícias vindas da Etiópia, abalada por um conflito que já se arrasta há mais de um ano e que já causou inúmeras vítimas e uma grave crise humanitária. Convido todos a rezar por aquelas populações tão duramente provadas e renovo o meu apelo para que prevaleçam a concórdia fraterna e o caminho pacífico do diálogo.”

“As crises conjugais não são uma maldição, mas uma oportunidade” – No último sábado, dia 6, o Papa Francisco encontrou cerca de 600 pessoas ligadas à Associação Retrouvaille, um serviço oferecido a casais ou conviventes que enfrentam graves problemas de relacionamento e que pretendem reconstruir seu relacionamento amoroso. Em sua fala, Francisco disse que a crise deve ser considerada “uma oportunidade de dar um salto qualitativo nas relações”. “A crise faz parte da história da salvação. A vida humana não é uma vida de laboratório. É uma vida de crise, com todos os problemas de cada dia.”

Papa visitará Chipre e Grécia – O Papa Francisco viajará para Chipre de 2 a 4 de dezembro, visitando a cidade de Nicósia. Irá também à Grécia de 4 a 6 de dezembro, visitando Atenas e a ilha de Lesbos. O Santo Padre visitará os países a convite das autoridades civis e eclesiásticas locais.

“A fraternidade é uma forma de fazer história” – O Papa Francisco escreveu uma carta aos organizadores da Conferência dedicada à “Cultura do Encontro”, realizada nos últimos dias 8 e 9, em Roma. Um valor, reafirma o Papa, pelo qual vale a pena “gastar nossas energias”, pois o diálogo e o respeito são “o caminho para construir o futuro”. A fraternidade, entendida em seu sentido mais profundo, “é de fato uma forma de fazer história, uma tarefa para a qual os convido a se comprometerem com determinação”, concluiu Francisco.

Aos bispos franceses: “carregar o fardo da vergonha com fé” – “Enquanto vocês passam pela tempestade causada pela vergonha e pelo drama dos abusos de menores cometidos na Igreja, eu os encorajo a carregar o fardo com fé e esperança, e eu o carrego com vocês.” Essas são palavras dirigidas pelo Papa Francisco aos bispos da França, que se reuniram em assembleia plenária em Lourdes, na última semana. Um encontro que se realiza um mês após a publicação do relatório sobre abusos elaborado pela comissão especial independente guiada por Jean-Marc Sauvé, cujos dados causaram um verdadeiro choque.