33º Domingo do  Tempo Comum
Compartilhe

por Diác. João de Oliveira Preto Filho
Paróquia São Camilo de Lellis

Com linguagem própria para indicar o final dos tempos, Jesus nos fala de sua vinda gloriosa. Não são palavras para incutir medo nos cristãos, mas garantia de que Deus tem o domínio da história da humanidade. No fim dos tempos, verão o filho do Homem vir sobre as nuvens, com grande poder e glória. Enviará seus anjos e juntará os seus escolhidos dos quatro ventos, desde a extremidade da terra até à extremidade do Céu. Se na sua encarnação o Senhor passou oculto ou ignorado e na sua Paixão ocultou completamentea sua divindade, no fim dos tempos virá rodeado de Majestade e Glória, com grandes sinais na terra e Céu, como anunciou o profeta Daniel. O sol se escurecerá e a lua não dará o seu resplendor e as estrelas do céu cairão e se comoverão as potestades que estão nos Céus.
Virá como Redentor do mundo, como Rei, Juiz e Senhor do Universo, não para ser julgado novamente, ensinam os Padres da Igreja, mas para chamar ao seu tribunal aqueles por quem foi levado a juízo.
Aquele que antes enquanto era julgado guardou silêncio, refrescará a memória dos malfeitores que ousaram insultá-lo quando estava na Cruz e lhe dirá: Fizestes isso e eu me calei.
Houve época na história humana em que tudo parecia desgovernado, um caos incontrolável. Essa suspeita se desfaz ao sabermos que todos “verão o Filho do Homem vindo entre nuvens com poder e grande Glória”. Com a parábola da figueira, Jesus nos alerta para estarmos vigilantes e prontos para qualquer hora em que Ele chegar, pois ele reunirá “seus eleitos”.
Portanto, ninguém perca tempo com especulações sobre como e quando será o final dos tempos. Essa informação está reservada somente ao Pai. Atitude prudente e sábia é viver em contínua conversão e ser fiéis discípulos de Jesus, estar atentos aos sinais de Deus, viver a fé em Cristo. A incerteza quanto ao dia e a hora deve nos despertar para a vigilância. A vigilância requerida por todos nós é ainda para apoiar a vida nas palavras de Jesus que não passará jamais.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!