Onda de frio: Igreja acolhe moradores de rua em Itu
Compartilhe

Para ajudar no enfrentamento das noites frias da última semana, o Salão da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, do bairro Alberto Gomes, abriu suas portas para acolher os moradores de rua da cidade, durante as noites. Uma parceria do grupo Voluntários do Bem, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da ONG Anjos do Resgate e de várias paróquias da Igreja em Itu, possibilitou um lugar abrigado do frio para que os moradores de rua pudessem passar as noites. Esse trabalho de acolhimento deve continuar durante o mês de agosto.
Segundo o padre Antonio Ferreira – o padre Ton –, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o alerta veio dos grupos Anjos do Resgate e Voluntários do Bem, em função da onda frio que se aproximava na semana passada. Ambos os grupos atuam com o apoio aos moradores de rua da cidade, oferecendo alimentação semanalmente, e perceberam a necessidade de abrigo durante a noite, com a chegada do frio.
Atendendo a esse apelo, padre Ton decidiu, juntamente com o Conselho Paroquial, disponibilizar as dependências da Comunidade Nossa Senhora de Fátima para o acolhimento dos moradores de rua. Cerca de 20 moradores estão sendo atendidos todas as noites, desde a quarta-feira da semana passada, dia 28 de julho, quando o frio se intensificou na região. Toda noite, como de costume, os moradores são atendidos pelos grupos nas ruas da cidade, recebendo o jantar. Em seguida, são encaminhados para o Salão, onde são acolhidos para o pernoite, com colchões, cobertores e um lanche antes de dormir. Pela manhã, tomam o café preparado por voluntários da comunidade.
Padre Ton destacou a importância do retorno das pessoas de toda a cidade, a partir do apelo feito nas redes sociais. “As pessoas abraçaram essa ideia pelas redes sociais e recebemos muitas doações de cobertores e alimentos”. Ele lembrou também o apoio recebido de todas as paróquias da cidade e do Colégio Divino Salvador, que colocaram outros espaços à disposição e também contribuíram com doações para o atendimento dos moradores. O trabalho de acolhimento para pernoite deve se estender até o fim de agosto, em função da nova onda de frio que está prevista.

Como ajudar

Padre Ton fez um novo pedido pelas redes sociais. “Vamos levar alguns moradores de rua para uma casa de recuperação, em Jundiaí. Como se trata de uma casa sem fins lucrativos, essa casa vive de doações para manter os mais de 100 internos no período de sua recuperação. A direção da casa nos pediu uma colaboração, de arrecadarmos alguns itens: salsicha, ovos, sabão em pó e alguns outros gêneros alimentícios.” Essas doações devem ser entregues até esta sexta-feira, dia 6, na Secretaria da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Maiores informações pelo telefone: (11) 4022-0197.
O grupo Voluntários do Bem, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, atua há mais de três anos levando “aos nossos irmãos que vivem em situação de rua muito amor e acolhimento”. Entregam refeições todas as quintas-feiras, levando também roupas, cobertores e kits de higiene pessoal. Para saber como ajudar, entre em contato com o grupo no Facebook (VoluntariosdoBemISP) ou pelo celular (11) 97321-9309.
A ONG Anjos do Resgate é “um projeto social que leva comida e amor, abraço e cobertor, para a população de rua e famílias carentes na cidade de Itu. Sem religião, sem bandeira política, só amor ao próximo.” Produzem refeições para os moradores de rua às terças e sextas-feiras, entregues em vários pontos da cidade. Para colaborar, entre em contato por meio do Facebook (anjosdoresgateitu).

Deixe comentário