O amor é um processo dinâmico e precisa de cuidados constantes
Subsídio 05 – Tema 01
A palavra do Papa
O matrimônio é um sinal precioso, é o ícone do amor de Deus por nós. Isso não significa que o amor entre os cônjuges tem que ser perfeito… Ninguém é, mas o amor entre os cônjuges é um processo dinâmico, que continua e melhora ao longo da vida inteira. É por isso que o matrimônio requer fidelidade; o matrimônio é para sempre.
É necessário “aceitar o matrimônio como um desafio que exige lutar, renascer, reinventar-se e recomeçar sempre de novo. (…) Para que esse amor possa atravessar todas as provações e manter-se fiel contra tudo, requer-se o dom da graça que o fortalece e eleva.” (AL 124)
Por isso, no matrimônio cristão, “o Espírito, que o Senhor infunde, dá um coração novo e torna o homem e a mulher capazes de se amarem como Cristo nos amou.” (AL 120)
O testemunho da família: Donato
“Deus é fiel ao seu projeto de Amor, confia e aposta nos casais cristãos! O dom do Seu Amor torna possível o ‘para sempre’ de duas criaturas frágeis, limitadas e feridas, mas criadas ‘à sua imagem e semelhança’ e, portanto, destinadas à eternidade, aquela eternidade que é o ‘para sempre’ de Deus.”
“Prometer um amor que dure para sempre é possível, quando se descobre um desígnio maior que os próprios projetos, que nos sustenta e permite doar o futuro inteiro à pessoa amada.” (AL 124)
“O amor, que nos prometemos, supera toda a emoção, sentimento ou estado de animo. (…) Mantém-se viva dia a dia a decisão de amar, de se pertencer, de partilhar a vida inteira e continuar a amar-se e perdoar-se. Cada um dos dois realiza um caminho de crescimento e mudança pessoal. No curso de tal caminho, o amor celebra cada passo, cada etapa nova.” (AL 163)
Convite à reflexão
Será que eu realmente percebo que o amor entre os cônjuges é mais do que apenas um sentimento? Que o amor requer o meu compromisso, a minha vontade?
Dinâmica em família
Compartilhemos o sentimento que temos sempre que conseguimos superar uma dificuldade nas relações dentro da família.
Dinâmica em comunidade ou em grupo
Preparemos orações para serem lidas na missa dominical, para agradecer ao Senhor pelo dom de cada sacramento do matrimônio, que é um dom para toda a comunidade.
Oração
Obrigado, Senhor, pelo dom da família.
Obrigado mesmo quando se torna um desafio,
quando exige lutar e recomeçar sempre de novo,
porque Tu estás ao nosso lado.
Obrigado por nos amar como somos,
com todas as nossas imperfeições.
Obrigado porque o teu olhar de misericórdia
nos estimula a melhorar, dia após dia.
Te pedimos para guiar os nossos passos,
para que possamos sempre te seguir aonde quiser nos levar,
para alcançar as alturas do amor;
Te pedimos que nos torne fortes
para não ceder à ideia de não conseguir
e nos conceda saber nos alegrar
com cada pequena conquista na jornada do amor.
Amém.
Convite à leitura
Neste mês, somos convidados a ler os seguintes trechos da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”: “O amor no matrimônio” (n. 120-164)
Links:
Subsídio 5
Vídeo 5
Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”
Site especial