Direto do Vaticano
Papa Francisco retoma as audiências gerais na Sala Paulo VI – As audiências gerais do Papa Francisco na Sala Paulo VI foram retomadas na última quarta-feira, dia 4. Como é costume, os encontros de quarta-feira do Papa são suspensos em julho para permitir um período de descanso. Este ano, a pausa também coincidiu com a convalescença do Papa Francisco, que em 4 de julho foi submetido a uma cirurgia ao cólon no Hospital Gemelli. Exatamente um mês após a operação, portanto, com exceção do Angelus dominical, um dos quais foi realizado de uma varanda do hospital romano, Francisco retoma suas atividades habituais nas manhãs das quartas-feiras, na grande Sala no Vaticano.
Papa recorda a explosão no Líbano – “Um ano após a terrível explosão no porto de Beirute, capital do Líbano, que causou morte e destruição, meu pensamento se volta para aquele querido país, sobretudo para as vítimas, suas famílias, os muitos feridos e aqueles que perderam suas casas e seus empregos. E muitos perderam a ilusão de viver.” Foi o que disse o Papa Francisco no final da audiência geral da última quarta-feira, dia 04, lembrando a tragédia de exatamente um ano atrás, quando a onda destrutiva causada pela explosão de um depósito no porto provocou a morte de mais de duzentas pessoas e deixou mais de seis mil feridos no Líbano.
Francisco pede orações pelos sacerdotes – Na última quarta-feira, dia 4, dia em que a Igreja recorda São João Maria Vianney, Francisco pediu, em sua Audiência Geral, que todos rezem pelos sacerdotes. “Hoje, memória de São João Maria Vianney, convido-vos a rezar de maneira especial pelos vossos párocos e por todos os sacerdotes. Que eles, inspirados pelo exemplo do Santo Cura D’Ars, ofereçam suas vidas à missão de pregar o Evangelho da salvação.”
“Reformar a Igreja a partir de nós mesmos com oração, caridade e serviço” – No vídeo de intenção de oração para o mês de agosto, o Papa Francisco aprofunda o tema da própria vocação da Igreja, a de evangelizar, e da necessidade de uma reforma que deve começar por “nós mesmos”, através da oração, da caridade e do serviço. O Pontífice nos convida a rezar pela Igreja, pela sua transformação à luz do Evangelho e com ações práticas. O vídeo pode ser acessado no site: https://youtu.be/ytxZAJIQAHM
Papa aos jovens de Medjugorje: “seguir Cristo é a verdadeira alegria” – “O que farei de bom para ter a vida eterna”? As palavras do jovem rico de que falam os Evangelhos sinóticos (cf. Mt 19,16-22; Mc 10,17-22; Lc 18,18-23), aquele que “partiu, ou melhor, correu ao encontro do Senhor, para ter a vida eterna, isto é, a felicidade”, são o tema-guia do Festival dos Jovens reunidos em Medjugorje, na Bósnia-Herzegovina, até esta sexta-feira, dia 6. As saudações e a mensagem do Papa são dirigidas aos participantes, e ele toma estas palavras como ponto de partida e imediatamente indica o caminho: “É uma palavra – explica Francisco – que nos coloca diante do Senhor; e Ele fixa Seu olhar em nós, Ele nos ama e nos convida ‘Vem! Segue-me’!” (Mt 19,21).