Dia Maestro Elias Lobo é celebrado em Itu
Realização conjunta entre Museu da Música e Coral Vozes de Itu
O Museu da Música – Itu e o Coral Vozes de Itu celebram, nesta sexta-feira, dia 06 de agosto, o Dia Maestro Elias Lobo, em memória do compositor ituano do século XIX.
Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) se projetou na cultura musical brasileira ao escrever a ópera A Noite de São João, apresentando-a à Corte de D. Pedro II em 1860. Tornou-se o primeiro compositor brasileiro a escrever uma ópera de caráter nacional. Nascido em Itu, onde foi liderança cultural, após os quarenta anos, viveu também em Itatiba, Campinas e São Paulo, onde foi responsável pela publicação dos primeiros métodos de música utilizados nas escolas públicas paulistas. Sua obra, grande parte de música sacra, está preservada no Museu da Música – Itu e tem sido revelada a partir de concertos e apresentações, sobretudo pelo Coral Vozes de Itu.
Desde agosto de 2014 os restos mortais do maestro repousam no Cemitério Municipal de Itu.
Neste ano a celebração do Dia Maestro Elias Lobo será realizada na Igreja do Bom Jesus, onde ele foi aluno de música do padre Jerônimo Pinto Rodrigues. O Coral Vozes de Itu e a Schola Cantorum de Itu se apresentarão durante a Missa das 17h30 cantando obras de Elias Lobo e outros músicos de Itu, inclusive uma peça de autoria do Padre-mestre Jerônimo.
A celebração conta com apoio da Igreja do Bom Jesus e do Instituto Cultural de Itu.