Compartilhe

Vocação e discernimento vocacional são temas de muita relevância para a Igreja Católica. Sobre vocação entende-se o chamado que Deus faz a cada homem e a cada mulher. Esse chamado exige, da pessoa humana, uma resposta livre e um coração generoso, capaz de assumir os compromissos de ser “sal da terra e luz do mundo”. Já o discernimento vocacional diz respeito ao processo pelo qual a pessoa reconhece sua vocação na Igreja. Segundo Papa Francisco: “a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina”, para a qual é preciso um processo de discernimento. “O Senhor continua nos chamando a segui-lo”.
No Brasil, desde 1981, celebramos o mês de agosto como o Mês Vocacional, com o objetivo de ser um tempo dedicado totalmente às vocações. A partir de então, em cada domingo do mês de agosto, passou-se a celebrar uma determinada vocação, com o objetivo de conscientizar para a importância da oração pelas vocações e ministérios suscitados na Igreja pelo Espírito Santo.
1º domingo – Ministérios Ordenados: No dia 4 de agosto celebramos a festa de São João Maria Vianney, considerado o patrono dos padres. Por isso, rezamos, no primeiro domingo de agosto, pelas vocações sacerdotais e pelos ministérios ordenados. A missão dos ministros ordenados – diáconos, padres e bispos – é servir a comunidade, a exemplo de Jesus Bom Pastor. Eles são sinais do Cristo servidor. Eles exercem um importante papel na Igreja, pois através do sacramento da Ordem dão continuidade à missão confiada por Cristo a seus Apóstolos, cada qual a seu modo compõe a unicidade do sacerdócio de Cristo.
2° domingo – Vocação matrimonial ou familiar: A família é uma instituição querida e abençoada por Deus. A família é um dom de Deus. É na família que se dá a transmissão contínua da fé. Na família fomenta-se a vivência dos valores cristãos e ela é a base para todo o ser humano. A missão dos pais é fazer do seu lar um ambiente que vive o caminho do amor e da fé autêntica e fervorosa em Cristo.
Como igreja, precisamos rezar continuamente pelas nossas famílias.
(adaptado de texto de Pe. Ricardo de Albuquerque, CMF, Missionário Claretiano)

Deixe comentário