Direto do Vaticano
“A fome no mundo é um escândalo e um crime contra os direitos humanos” – “Produzimos comida suficiente para todas as pessoas, mas muitas ficam sem o pão de cada dia. Isso ‘constitui um verdadeiro escândalo’, um crime que viola direitos humanos básicos”, denuncia o Papa Francisco junto à Pré-Cúpula sobre os sistemas alimentares da ONU, na tarde da última segunda-feira, dia 26. O Pontífice recorda que é “dever de todos extirpar esta injustiça através de ações concretas e boas práticas, e através de políticas locais e internacionais ousadas”.
“Acredite no amor, no poder do serviço, na força da gratuidade” – O Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus, no último domingo, dia 25, Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, da janela do apartamento pontifício, com os fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro. “A lógica do dom é muito diferente da nossa. Nós buscamos acumular e aumentar o que temos. Em vez disso, Jesus nos pede para doar, para diminuir. Nós amamos acrescentar, gostamos de adicionar. Jesus gosta de subtrair, de tirar alguma coisa para dar aos outros”, disse o Papa.
O Papa reza pelas vítimas das chuvas na China e abençoa os Jogos Olímpicos – Na oração mariana do Angelus, no último domingo, dia 25, além de lembrar dos avós e dos idosos, o Papa Francisco recordou as fortes chuvas que se abateram na China: “Rezo pelas vítimas e suas famílias e expresso minha proximidade e solidariedade a todos aqueles que estão sofrendo com esta calamidade.” Francisco recordou também os Jogos Olímpicos em andamento no Japão: “Neste tempo de pandemia, que estes Jogos sejam um sinal de esperança, um sinal de fraternidade universal em nome da competição saudável. Deus abençoe os organizadores, os atletas e todos aqueles que colaboram nesta grande festa do esporte.”
“Os avós e os idosos não são sobras de vida, desperdícios para jogar fora” – Devido à recente cirurgia no cólon, o Papa Francisco não presidiu a celebração pelo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, no último domingo, dia 25. Mas a sua homilia foi lida por dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, que presidiu a celebração. Em sua homilia, Francisco afirma que “hoje há necessidade duma nova aliança entre jovens e idosos, necessidade de partilhar o tesouro comum da vida, sonhar juntos, superar os conflitos entre as gerações para preparar o futuro de todos.”
Papa Francisco envia mensagem aos participantes do Muticom 2021 – Por meio do secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do Mutirão de Comunicação 2021. A saudação foi dirigida ao arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que fez a leitura na solenidade de abertura, na noite de sexta-feira (23). O Papa transmitiu seu afeto e uma palavra de encorajamento para todos os participantes do evento, expressando a necessidade de promover uma comunicação que supere as divisões e os desentendimentos, encontrando o caminho do essencial.