Compartilhe

O programa da viagem do Papa à Hungria e à Eslováquia – Foi divulgado na última quarta-feira, dia 21, o programa da viagem apostólica do Papa Francisco à Hungria e à Eslováquia, que acontecerá de 12 a 15 de setembro próximo. O Papa chegará no dia 12 a Budapeste, capital da Hungria, onde terá encontros com autoridades e celebrará a Santa Missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional. Nos dias seguintes, terá encontros com religiosos, jovens, comunidades judaicas e ciganas, e participará da Divina Liturgia Bizantina, passando pelas cidades de Kosice, Presov e Bratislava, capital da Eslováquia, onde encerrará sua viagem.

Iraque: “que a violência não enfraqueça esforços de paz” – Tristeza pelo atentado ocorrido no Iraque na última segunda-feira, oração pelas vítimas e para que a violência não impeça o caminho da reconciliação e da paz no país. Esse é o teor da mensagem do Papa Francisco enviada ao núncio apóstólico no Iraque, Dom Mitja Leskovar. “Confiando as almas dos que morreram à misericórdia de Deus Todo-Poderoso, Sua Santidade renova suas fervorosas orações para que nenhum ato de violência enfraqueça os esforços daqueles que estão empenhados em promover a reconciliação e a paz no Iraque” – diz o texto assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.

Apelo do Papa pela África do Sul: “trabalhem pela paz!” – O Papa Francisco fez um apelo pelo fim da violência na África do Sul após a oração do Angelus, no último domingo, dia 18. “Nesta última semana chegaram notícias de episódios de violência que agravaram a situação de tantos de nossos irmãos na África do Sul, já atingidos por dificuldades econômicas e de saúde, devido à pandemia. Junto com os bispos do país, dirijo um premente apelo a todos os envolvidos para que trabalhem pela paz e colaborem com as autoridades na assistência aos necessitados. Que não seja esquecido o desejo que guiou o povo sul-africano a renascer na concórdia entre todos os seus filhos.”

Descanso, contemplação e compaixão para uma “ecologia do coração” – Esses aspectos importantes da vida guiaram a reflexão do Papa Francisco no Angelus do último domingo, dia 18, que voltou a ser rezado da janela do apartamento pontifício. Francisco falou sobre a importância do verdadeiro repouso: “parar, ficar em silêncio, rezar, para não passar das coisas do trabalho para as férias”, pois somente “o coração que não se deixa levar pela pressa é capaz de se comover (…), de perceber os outros, suas feridas, suas necessidades. A compaixão nasce da contemplação.”

A solidariedade de Francisco ao povo cubano – “Peço ao Senhor que os ajude a construir em paz, diálogo e solidariedade uma sociedade sempre mais justa e fraterna. Exorto todos os cubanos a se entregarem à materna proteção da Virgem Maria da Caridade do Cobre. Ela os acompanhará neste caminho.” Essas foram as palavras do Papa ao final da oração do Angelus, no último domingo, dia 18.

Deixe comentário