Escrever cartas para idosos, alegrar um pouco a vida daqueles que, com toda sua experiência, podem também trazer alegria e ensinamentos para quem escreve. Essa é a proposta do projeto “Palavra Amiga”, iniciativa da Associação São Paulo da Boa Imprensa (ASPABI), mantenedora do jornal “A Federação”. O projeto está sendo lançado por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e conta com a parceria do Lar Candelária e da Vila Vicentina, lares de idosos de longa permanência em Itu.
O projeto “Palavra Amiga” nasceu de um apelo do Papa Francisco e da missão da ASPABI. De acordo com Vanessa Moreira da Silva, integrante da Diretoria da entidade e uma das coordenadoras do projeto, “a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pede que estejamos mais próximos dos idosos. Isso nos fez pensar de que forma poderíamos agir”. A ideia de um projeto de troca de cartas com idosos dos lares de longa permanência da cidade conseguiu atender o apelo do Papa Francisco e também a missão da ASPABI, que é de “Evangelizar por meio da Comunicação”. Para Patrícia Piva de Oliveira, que também participa da diretoria da ASPABI e da coordenação do projeto, a intenção é “levar uma palavra amiga aos idosos que residem nessas instituições e também oferecer a possibilidade do idoso contar suas experiências de vida. Temos certeza que todo esse processo vai trazer coisas boas tanto para os idosos como para quem escreve as cartas para eles”.
A partir dessa iniciativa, o Lar Candelária e a Vila Vicentina foram convidados a participar e aceitaram o convite, indicando 52 idosos para participarem do projeto. Com o lançamento, a coordenação do projeto inicia agora a busca pelos voluntários para escrever as cartas e manter a troca de correspondências com os idosos. Em função dos protocolos sanitários, as cartas serão enviadas por e-mail e as cartas de resposta também chegarão aos voluntários da mesma forma, o que possibilita participar do projeto de qualquer lugar, sem a necessidade de se deslocar até a entidade ou uma agência dos Correios. Para participar, o interessado deve acessar o site (www.jornalafederacao.com.br/palavra-amiga) e preencher o formulário. Em seguida, os responsáveis pelo projeto entrarão em contato para acertar os detalhes.