Amoris laetitia: curso gratuito on-line com representante do Vaticano – A masterclass com o tema “Amoris laetitia: amor conjugal, transmissão da vida e educação dos filhos” acontece na próxima quinta-feira, dia 22, com Gabriella Gambino, subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. A aula será transmitida pelo canal do Youtube do Instituto Parresia e as inscrições já podem ser feitas gratuitamente pelo site: https://masterclassjulho.contato.site/masterclassjulho

Papa Francisco ouve música e visita crianças no hospital – Muitos carinhos e a resposta em tímidos sorrisos: assim foi a tarde do Papa Francisco, na última terça-feira, dia 13. Francisco visitou a Unidade de Oncologia Pediátrica da Policlínica Gemelli, que fica no mesmo andar onde estava internado. O que chamou a atenção do Pontífice foi a música que provinha do corredor próximo ao seu apartamento. Um projeto da capital italiana leva concertos a crianças internadas nas sessões de oncologia. Assim que o concerto terminou, o Santo Padre foi até ao local para saudar os pacientes e seus pais.

Haiti, marítimos e beneditinos: a oração do Papa – Depois da oração do Angelus, no último domingo, dia 11 – que foi feita da janela da Clínica Gemelli, onde estava internado – Francisco manifestou sua apreensão pelo Haiti, depois do assassinato do presidente Jovenel Moise e os ferimentos à sua esposa. O Papa recordou também o “Domingo do Mar”, dedicado de modo especial aos marítimos e aos que têm no mar sua fonte de trabalho e sustento. Por fim, recordou a memória de São Bento, Abade e Padroeiro da Europa. “Um abraço ao nosso Santo protetor! Façamos as felicitações aos beneditinos e às beneditinas em todo o mundo. E felicitações à Europa, que seja unida nos seus valores de fundação.”

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 – “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”: é do Evangelho de Mateus (Mt 2,2) o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022, que acontecerá em janeiro, no hemisfério norte, e nas proximidades de Pentecostes, no hemisfério sul. Os subsídios elaborados pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio (MECC), que tem sede no Líbano, já estão disponíveis nos portais do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e do Conselho Ecumênico de Igrejas. “Nunca como nestes tempos difíceis sentimos a necessidade de uma luz que vença as trevas, e essa luz, como proclamam os cristãos, se manifestou em Jesus Cristo – lê-se nos textos preparados pelo organismo que reúne as Igrejas cristãs – para dar testemunho comum na terra onde Cristo viveu e ressuscitou”.

4º Encontro Mundial dos Movimentos Populares – Aconteceu na última sexta-feira, dia 9, o 4º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em modalidade virtual. O objetivo do encontro é refletir sobre o impacto da pandemia da Covid-19 sobre os trabalhadores mais humildes e marginalizados. O evento conta com a participação do prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Turkson. Uma segunda fase, também em modo digital, está programada para setembro, com a esperada participação do Papa Francisco.