Biblioteca histórica completa 5 anos de atividades
A Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux está completando cinco anos de atividades. Instalada na igreja do Bom Jesus, a coleção reúne obras raras entre livros e periódicos que pertenceram à antiga Biblioteca dos Jesuítas, Colégio São Luís e Congregação Mariana. Ao encerrarem suas atividades em Itu, em 1992, os jesuítas deixaram um conjunto de livros e revistas que serviram ao seu trabalho missionário e na redação da revista Mensageiro do Coração de Jesus.
A Biblioteca Histórica foi inaugurada em julho de 2016, centenário de nascimento do seu patrono, um dos célebres jesuítas que viveram na igreja do Bom Jesus, o padre Luiz D’Elboux (1916 – 2002) e funciona no mesmo espaço da antiga Typographia do Apostolado, criada em 1894 pelo Pe. Bartolomeu Taddei, primeira editora do Mensageiro do Coração de Jesus.
A coleção foi salva de um encaixotamento equivocado, feito em 2010. Entre 2014 e 2016 o material foi higienizado e selecionado por voluntários sob a orientação da bibliotecária Profa. Maria Cristina Monteiro Tasca,
Nestes cinco anos todos os periódicos foram catalogados. Os livros estão em processo de catalogação e conservação permanente.
Em parceria com o jornal católico A Federação a Biblioteca tem publicado semanalmente a columa Memória, com notícias do jornal há cem anos; divulga também trabalhos sobre a história da Igreja em Itu, bem como artigos de autoria de seu patrono. A Biblioteca mantém uma coluna mensal sobre a vida e obra do padre Taddei na revista Mensageiro do Coração de Jesus. Publicou um caderno de textos do padre D’Elboux (2016) e a história do Colégio São Luís pela ótica de Tristão Mariano da Costa (2017). Bimestralmente divulga uma notícia de suas atividades, acervo e histórias através das redes sociais.
Anualmente a Biblioteca organiza a Semana Padre Bartolomeu Taddei, realizada desde 2017 nos meses de junho.
Antes da pandemia recebeu, periodicamente, diversos grupos de alunos e peregrinos com ação educativa sobre seu acervo.
Em 2020 foram incorporadas à Biblioteca a coleção de livros do Mosteiro Redentorista da Imaculada Conceição (de Itu) e em 2021 um conjunto de obras raras do antigo Colégio Nossa Senhora do Patrocínio das Irmãs de São José, transferida da biblioteca do CEUNSP.
Atualmente a conservação do acervo está sob a responsabilidade de Allie Marie Dias de Queiroz e atividades de Maria de Lourdes Rodrigues Nascimento da Silva e Benedita Cleuza dos Santos, todas voluntárias.
A manutenção da Biblioteca Histórica é uma parceria entre a Igreja do Bom Jesus e o Instituto Cultural de Itu, associação cultural sem fins lucrativos.
Desde 2017 a Biblioteca mantém o Memorial do Apostolado da Oração de Itu, aberto a visitação de terça a domingo das 7h às 12h e das 14h às 17h na Igreja do Bom Jesus.