Candidatos ao diaconado são admitidos às Ordens Sacras
Compartilhe
Candidatos que foram admitidos às Ordens Sacras

No último sábado dia 26, aconteceu na Paroquia Cristo Rei, na cidade Salto, a admissão às Ordens Sacras de dezesseis candidatos ao diaconado da Diocese de Jundiaí. Dentre os candidatos admitidos na ocasião, cinco são de Itu e os outros onze são das cidades de Salto, Itupeva, Louveira, Jundiaí e Cabreúva. Na diocese, foram admitidos ao todo 62 candidatos.
A admissão aconteceu em solene Celebração Eucarística presidida por Dom Vicente Costa, bispo diocesano, e contou também com a presença de vários padres e diáconos da região. Os candidatos ao diaconado da cidade de Itu são: Estevão Scalet e Tadeu Eduardo Italiani (Paróquia Nossa Senhora da Candelária); Francisco Martins Oliveira Filho (Paróquia São Cristovão); Luiz Eugênio Demarchi (Paróquia São José); e Raimundo Bezerra Neto (Paróquia São Judas Tadeu). No domingo, dia 27, em outra cerimônia, celebrada na paróquia Cristo Redentor, na cidade de Várzea Paulista, foram admitidos outros 46 candidatos, totalizando 62 candidatos da Diocese de Jundiaí.

O caminho para o diaconado

Os candidatos ao diaconado passaram por 5 anos de estudo, nos quais se aprofundaram em temas voltados à Caridade, Palavra e Liturgia, além de estudarem matérias ligadas a Teologia. Neste ano de 2021, os candidatos cumprem o estágio pastoral, atuando em diversas atividades junto às comunidades. Neste último final de semana, na cerimônia de Admissão, os candidatos deram seus primeiros passos para receberem o sacramento da Ordem, tendo sua vocação reconhecida publicamente pela Igreja e manifestando, também publicamente, sua vontade de se entregarem a Deus e à Igreja para o exercício do Diaconado.
No próximo mês de agosto, os candidatos receberão o Ministério do Leitorado, pela qual se tornam oficialmente leitores nas celebrações. E no mês de outubro, receberão o Ministério do Acolitato, que lhes permitirá auxiliar no altar e na distribuição da Eucaristia. Com esses momentos, receberão as chamadas “Ordens Menores” em preparação à ordenação diaconal, que deverá ocorrer no Período Pascal do ano que vem.

Deixe comentário