Compartilhe

Necrológio – José Maria Alves
Apoz mui longa e dolorosa enfermidade que o martyrizava há mais de dois annos, e confortado com os santos sacramentos, falleceu, quinta-feira ultima, nesta cidade o estimadíssimo sr. José Maria Alves.
Portuguez de nascimento, mas brasileiro por naturalisação, e mais ainda pelo coração, o finado gosava nesta cidade de uma estima verdadeiramente geral. E nem podia ser de outro modo, porque esse distincto cavalheiro era bondoso e affavel para com todos, amigo sincero e serviçal, incapaz de offender a quem quer que fosse, e muito caridoso para com os pobres aos quaes, por numerosos que fossem, não deixava de socorrer com a sua esmola dada promptamente e de boa vontade. Por isso não havia nesta cidade quem não o estimasse, quem não se interessasse pelas suas melhoras durante a sua longa enfermidade. E posto que a sua morte fosse esperada de há muito, todavia a noticia do seu fallecimento encheu de consternação não só aos seus amigos, mas a toda a cidade.
Ao seu enterro, que se realizou no dia seguinte, com grande acompanhamento, compareceu a Irmandade do Santíssimo, da qual elle fazia parte.
Da sua residencia foi o seu corpo conduzido à Matriz, donde depois da encommendação, foi transportado para o cemitério, sendo sempre conduzido à mão, querendo assim os seus numerosos amigos prestar-lhe essa ultima homenagem em signal do muito que o estimavam.
Sobre o seu ataúde foram depositadas innumeras e ricas corôas com sentidas dedicatórias.
Paz á sua alma, e nossos sentidos pezames á sua consternada família.

P. Marianno Ronchi
Segunda feira ultima, falleceu em S. Paulo o virtuoso sacerdote jesuíta P. Marianno Ronchi, que por muitos annos residiu nesta cidade exercendo elevados cargos no ex-Collegio de S. Luiz.
Attencioso para com todos, o P. Ronchi captou a estima de todas as pessoas com quem tratava.
Por isso deixou nesta cidade um grande numero de amigos que lastimam o seu fallecimento.
Sabemos que um grupo de seus amigos farão celebra no sanctuario do S. Coração uma missa de trigésimo dia por sua alma.
Paz á sua bella alma de verdadeiro ministro de Deus, e nossos pezames á benemérita Companhia de Jesus, que nelle perde um dos seus mais prestimosos membros.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.

Deixe comentário