M-E-D-O
Compartilhe

Pe. Salathiel de Souza (Pe. Sala)
Missionário da Diocese de Jundiaí em Roraima

Coragem é uma virtude que muitas pessoas dizem ter. Porém, quando chega a hora de demonstrá-la, muitos acabam revelando-se escravas de algum temor. Na vida, é mais fácil falar do que testemunhar e isso vale também em relação a medos e fobias.
O ser humano tem, por instinto natural, o medo dentro de si. É um mecanismo biológico feito para nos ajudar na manutenção e perpetuação da vida. Com medo, o homem das cavernas fugia de predadores. Depois, para não ter medo, inventou lanças e flechas para se defender.
Raramente alguém tem medo sem motivo algum. Se o temos, é por alguma coisa e por algum motivo. Medo de perder o emprego ou a saúde; medo da morte e da eternidade; medo de acidentes e tragédias; etc. Faz parte da vida lidar e entender, conviver e superar os nossos medos.
As pessoas andam mais medrosas hoje do que em tempos passados? Penso que sim. E isso é reflexo da falta de Fé prática na vida de muita gente. Se Deus é o nosso refúgio, Cristo é a nossa segurança e o Espírito Santo o nosso Defensor, teremos medo de quê? Tudo está nas mãos da Santíssima Trindade.
Graças ao bom Deus, temos o dom da Fé para nos sustentar diante dos nossos medos, nos fazer seguir em frente. Mas e os ateus? E aquelas pessoas que não acreditam em nada que é sobrenatural? Estas se enfraquecem com fobias, mergulham em remédios e tratamentos, vivem com medo de tudo.
Engana-se quem pensa que não deve temer nada. Sim, a coragem é uma virtude e fruto da fé. Porém, o próprio Cristo nos alertou: devemos ter medo do diabo e suas ciladas, devemos ter medo de perder a salvação no céu, devemos ter medo de perder a nossa alma para sempre.
Mais vale um santo covarde do que um pecador corajoso. Se tivermos que fugir de algo, que seja das situações de pecado. Pedimos ao Pai que nos livre de todo o mal, porém será sempre benéfico não se colocar também em ocasiões de pecado que possam vencer as nossas próprias e pequenas forças.
Enquanto muitos vivem fingindo nada temer, poucos reconhecem suas próprias fragilidades. Se o medo é um inimigo, precisamos descobrir quais são eles e combatê-los com a ajuda da Sagrada Escritura, da oração, da Tradição da Igreja, com tantos instrumentos da nossa valiosa Fé.
Uma pergunta de Cristo ecoa até hoje para a humanidade: “Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”. Foi o que ele perguntou aos discípulos antes de acalmar aquela tempestade. Pois é, Jesus faz a pergunta e já fornece a resposta. Sim, a questão é justamente esta: por falta de Fé, muitos têm medos.
Você não pode servir a dois senhores. Você não pode ter, no seu coração, o medo e a Fé ao mesmo tempo. O medo é fruto do pecado. A Fé dá como fruto a coragem, entre outros dons. Um coração medroso duvida de Deus. Um coração cheio de Fé sabe do poder de Deus a nosso favor.
Estamos no mesmo barco, atribulados por tempestades que vêm e vão sem aviso prévio. Que alternativas temos além de nos agarrar ao mastro da Fé? Senão, cairemos e nos afogaremos no mar revolto da maldade humana. Não adiantam o desespero, o medo e a angústia que nos fazem afundar.
Nenhum santo ou santa da Igreja foi covarde, na vida ou na Fé. Todos deram testemunho de coragem. São Francisco contrariou, sem medo, a birra do próprio pai. Santa Clara não teve medo de fugir de casa para seguir o pobrezinho de Assis. E o que falar da coragem dos mártires? Eles tinham medo ou Fé?
Cabe a nós refletir. O que seria da nossa salvação se Cristo tivesse se deixado dominar pelo medo da cruz? Decerto que Jesus preocupou-se e se preparou, mas enfrentou o seu calvário. Confiando no Pai, venceu o terrível inimigo da morte e foi glorificado. Tantas coisas e tantas pessoas más Jesus encarou, sem ódio e sem medo.
Imagine se os apóstolos não superassem o medo? É claro que aprenderam a ter mais Fé e se tornaram mais corajosos. Provaram isso entregando a própria vida no martírio, bebendo do mesmo cálice que Cristo. Não teríamos hoje a Igreja se homens e mulheres do passado fossem covardes.
O fato de refletirmos sobre o medo simplesmente não torna mais fácil a tarefa de superar as fobias que travam a vida da gente. Seria simples, se fosse assim. É mais uma questão prática da vida, uma lição que devemos aprender cotidianamente, passo a passo, com a ajuda de Deus.
Mais que sentir medo, sinta a Fé. Por que passar mais tempo sentindo medo das coisas do que imaginando o grande poder de Deus? Por que tanto negativismo? Por que angustiar-se com medos futuros de coisas que podem nem acontecer? Não é melhor ter Fé na vida, nas pessoas, no Criador?
Um mundo mais confiante, ou seja, um mundo com mais Fé, seria um lugar com muito menos medo, esse instrumento usado pelo diabo para a dominação das mentes e das almas. O inimigo faz muitos terem medo de Deus, quando é muito mais simples deixar-se amar pelo Criador.
Não se deixe dominar pelo medo, seja de qualquer tipo. Não se permita viver na escravidão dos amedrontados. Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de coragem. Não devemos ter medo do mundo, devemos é mostrar ao mundo a nossa Fé.
Diversas vezes, inúmeras pessoas pediram a Deus o dom da coragem e a conseguiram. Mas pediram com Fé, fizeram por onde. Foram encorajados na oração, na Palavra de Deus, pelo exemplo dos santos, etc. Sim, é possível viver sem medos e sem alienação. Não é fácil, mas em Cristo é possível.
O próprio Jesus tem um recado para você, que leu este artigo. Junte as letras iniciais de cada parágrafo e as leia. Depois, nunca se esqueça: nós temos ao nosso lado o Senhor do Universo, o Ungido de Deus que venceu a morte. Com Cristo, somos mais que vencedores. Quem nos separará dele? Se é assim, ter medo pra quê?

Amém!

Deixe comentário