Compartilhe

“A oração de Jesus é o modelo da nossa oração” – Em sua catequese na Audiência Geral da última quarta-feira, dia 16, o Papa Francisco abordou o tema “A oração pascal de Jesus por nós”. “No meio do drama, na dor atroz da alma e do corpo, Jesus reza com as palavras dos salmos; com os pobres do mundo, especialmente os esquecidos por todos”, disse Francisco. “A oração é uma das caraterísticas mais marcantes da vida de Jesus. Jesus rezava, e rezava muito.”, sublinhou o Papa.

“A pobreza não é fruto do destino, é consequência do egoísmo” – Na mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado no próximo dia 14 de novembro, o Papa Francisco recorda “o laço indivisível que existe entre Jesus, os pobres e o anúncio do Evangelho”. Os pobres, afirma o Papa, “têm muito para nos ensinar. (…) É necessário que todos nos deixemos evangelizar por eles. A nova evangelização é um convite a reconhecer a força salvífica das suas vidas, e a colocá-los no centro do caminho da Igreja”.

Francisco recorda a generosidade dos Doadores de sangue – No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em suas palavras após a oração mariana do último domingo, dia 13, o Papa Francisco recordou a data com um pensamento a todos aqueles que tornam possível este dom de vida: “Agradeço de coração aos voluntários e os encorajo a continuarem seu trabalho, testemunhando os valores da generosidade e da gratuidade. Muito obrigado, muito obrigado!”

“Não podemos fechar os olhos à tragédia da exploração do trabalho infantil” – No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, o Papa já havia enviado uma mensagem no Twitter dobre o assunto: “As crianças são o futuro da família humana: cabe a todos nós promover o seu crescimento, saúde e serenidade”. Após rezar o Angelus no domingo, dia 13, Francisco voltou a falar sobre esta tragédia da exploração do trabalho infantil, recordando os dados da Organização Internacional do Trabalho que falam de 150 milhões de crianças vivendo nessa situação: “Isso acontece hoje! Tantas crianças que sofrem, exploradas pelo trabalho infantil. Renovemos todos juntos o esforço para eliminar esta escravidão de nossos tempos.”

O Papa aos formadores: “sejam para seus seminaristas o que José foi para Jesus” – O Papa Francisco recebeu em audiência, no último dia 10, alguns membros da Comunidade do Pontifício Seminário Regional Marchigiano Pio XI, de Ancona, na Itália. Em suas palavras, Francisco sublinhou: “Que eles aprendam mais com sua vida do que com suas palavras, como aconteceu na casa de Nazaré, onde Jesus se formou na escola da ‘coragem criativa’ de José”.

Deixe comentário