Direto do Vaticano
“A oração de Jesus é o modelo da nossa oração” – Em sua catequese na Audiência Geral da última quarta-feira, dia 16, o Papa Francisco abordou o tema “A oração pascal de Jesus por nós”. “No meio do drama, na dor atroz da alma e do corpo, Jesus reza com as palavras dos salmos; com os pobres do mundo, especialmente os esquecidos por todos”, disse Francisco. “A oração é uma das caraterísticas mais marcantes da vida de Jesus. Jesus rezava, e rezava muito.”, sublinhou o Papa.
“A pobreza não é fruto do destino, é consequência do egoísmo” – Na mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado no próximo dia 14 de novembro, o Papa Francisco recorda “o laço indivisível que existe entre Jesus, os pobres e o anúncio do Evangelho”. Os pobres, afirma o Papa, “têm muito para nos ensinar. (…) É necessário que todos nos deixemos evangelizar por eles. A nova evangelização é um convite a reconhecer a força salvífica das suas vidas, e a colocá-los no centro do caminho da Igreja”.
Francisco recorda a generosidade dos Doadores de sangue – No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Em suas palavras após a oração mariana do último domingo, dia 13, o Papa Francisco recordou a data com um pensamento a todos aqueles que tornam possível este dom de vida: “Agradeço de coração aos voluntários e os encorajo a continuarem seu trabalho, testemunhando os valores da generosidade e da gratuidade. Muito obrigado, muito obrigado!”
“Não podemos fechar os olhos à tragédia da exploração do trabalho infantil” – No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho, o Papa já havia enviado uma mensagem no Twitter dobre o assunto: “As crianças são o futuro da família humana: cabe a todos nós promover o seu crescimento, saúde e serenidade”. Após rezar o Angelus no domingo, dia 13, Francisco voltou a falar sobre esta tragédia da exploração do trabalho infantil, recordando os dados da Organização Internacional do Trabalho que falam de 150 milhões de crianças vivendo nessa situação: “Isso acontece hoje! Tantas crianças que sofrem, exploradas pelo trabalho infantil. Renovemos todos juntos o esforço para eliminar esta escravidão de nossos tempos.”
O Papa aos formadores: “sejam para seus seminaristas o que José foi para Jesus” – O Papa Francisco recebeu em audiência, no último dia 10, alguns membros da Comunidade do Pontifício Seminário Regional Marchigiano Pio XI, de Ancona, na Itália. Em suas palavras, Francisco sublinhou: “Que eles aprendam mais com sua vida do que com suas palavras, como aconteceu na casa de Nazaré, onde Jesus se formou na escola da ‘coragem criativa’ de José”.