Compartilhe

Evangelho – (Mc 3,20-35)

por Diác.Reginaldo de Castro – Paróquia Sagrada Família

Dizia Jesus: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente à terra e que despois dorme, noite após noite, e se levanta dia após dia, enquanto a semente germina e cresce sem ele o perceber.”
Cristo, o evangelizador por excelência, anunciou em primeiro lugar o Reino de Deus. Apresentou-o como um bem absoluto e o descreveu de muitas maneiras através de parábolas.
A comparação da semente pequenina que se transforma em grande árvore, leva-nos a pensar no Reino de Deus que está dentro de nós, ou seja, neste amor de Deus que deve crescer a vida toda em nossos corações, esgalhando-se depois como árvore benéfica, a produzir flores e frutas.
A comparação do reino com “um homem que lança a semente à terra”, leva-nos a todos aqueles que através da evangelização, catequese, pregação, testemunho, trabalham para a difusão da Boa Nova, ajudando os irmãos a acolher o Reino de Deus.
É um Reino que começa dentro de nós, mas não está só no interior de nossos corações. Ele é dinâmico. Traz em si uma força bem maior que a da semente. Tende a expandir-se aqui na terra em obras de apostolado e compromissos de fraternidade, em favor da justiça e da paz social.
Mas sua plenitude só será atingida na eternidade, quando Deus “será tudo em todos”, no Reino definitivo que não terá fim.
Na posse definitiva de Deus, contaremos então: “Vosso é o Reino, o poder é a Glória para sempre.”

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Deixe comentário