A família pode ser luz na escuridão do mundo
Compartilhe

Subsídio 03 – Tema 01

A palavra do Papa
Com o mesmo olhar de ternura e misericórdia que Jesus tinha, a Igreja quer acompanhar as famílias e fazer com que cada família seja um pilar da evangelização. Quero lhes dizer uma coisa: com o sacramento do matrimônio toda família recebe a Graça para se tornar uma luz na escuridão do mundo.
“Jesus olhou para as mulheres e os homens que encontrou com amor e ternura, acompanhando os seus passos com verdade, paciência e misericórdia, ao anunciar as exigências do Reino de Deus. De igual modo nos acompanha, hoje, o Senhor no nosso compromisso de viver e transmitir o Evangelho da família.” (AL 60)
“A aliança de amor e fidelidade, vivida pela Sagrada Família de Nazaré (…) torna [cada família] capaz de enfrentar melhor as vicissitudes da vida e da história. Sobre este fundamento, cada família, mesmo na sua fragilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo.” (AL 66)
“O matrimônio e a família recebem de Cristo, através da Igreja, a graça necessária para testemunhar o amor de Deus e viver a vida de comunhão.” (AL 63)

O testemunho da família: Antonio e Angela
Antonio: “Em 31 anos de casados, experimentamos como a graça do sacramento do matrimônio, com a ajuda de Jesus, torna as coisas possíveis.”
Angela: “Quando eu era jovem, me disseram que não poderia ter filhos e, em vez disso, no final, tivemos três filhos.”
Antonio: “Foi no poder do Espírito Santo que consegui acolher as diferenças e as limitações de nós dois. Aprendi a comprometer-me corretamente; aprendi a ouvir os sentimentos de Angela e dos nossos filhos.”
“Quero contemplar Cristo vivo que está presente em tantas histórias de amor e invocar o fogo do Espírito sobre todas as famílias do mundo.” (AL 59)
“Toda a vida em comum dos esposos, toda a rede de relações que hão de tecer entre si, com os seus filhos e com o mundo, estará impregnada e robustecida pela graça do sacramento (…). [Os esposos] nunca estarão sós, com as suas próprias forças, a enfrentar os desafios que surgem. São chamados a responder ao dom de Deus com o seu esforço, a sua criatividade, a sua perseverança e a sua luta diária, mas sempre poderão invocar o Espírito Santo que consagrou a sua união, para que a graça recebida se manifeste sem cessar em cada nova situação.” (AL 74)

Convite à reflexão
Através da Igreja, o Senhor Jesus tem um olhar de ternura e de misericórdia para cada família. Louvemos ao Senhor porque nos acolhe e nos ama como somos, com todas as nossas limitações e as nossas fraquezas.

Dinâmica em família
Vamos escolher um momento particular do nosso dia para acender uma vela que nos lembre da presença viva de Jesus na nossa família. Pode ser no momento de uma refeição ou da oração em casal ou em família.

Dinâmica em comunidade ou em grupo
Podemos dar a cada família uma pequena vela que será acesa quando nos aproximarmos do altar, no qual haverá uma vela maior simbolizando a Luz de Cristo, presente em cada Igreja doméstica.

Oração
Obrigado, Senhor, porque, amando,
cada família pode revelar a luz da Tua Presença.
Obrigado porque, nas nossas fragilidades,
nos acompanha com amor e ternura.
Concede-nos de nunca nos sentirmos sozinhos
para enfrentar as dificuldades e os desafios,
grandes ou pequenos que sejam.
Concede-nos saber como responder ao dom da Tua Graça,
com empenho e criatividade,
sem nos cansarmos de tentar de novo cada vez que cairmos.
Invocamos o dom do Teu Espírito Santo sobre cada família
para que muitas pequenas luzes se acendam
na escuridão do mundo.
Amém.

Convite à leitura
Neste mês, somos convidados a ler os seguintes trechos da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”: “O olhar fixo em Jesus: a vocação da família” (n. 58-88)

Acesse o Subsídio 3 aqui.
Acesse o Vídeo 3 aqui.
Acesse o texto da Exortação Apostólica aqui.
Acesse o site especial do Ano “Família Amoris Laetitia” aqui.

Deixe comentário