Compartilhe

“A oração não faz mágicas, é preciso rezar com humildade” – Na catequese da Audiência Geral da última quarta-feira, dia 26, realizada com a presença de fiéis no Pátio interno do Palácio Apostólico, o Papa Francisco refletiu sobre a oração, com o tema “A certeza de sermos ouvidos”. Francisco destacou a importância de rezarmos com humildade, para não correr o risco de transformar a relação com Deus em algo mágico. “A oração não é uma varinha de condão, mas um diálogo com Deus.”

“Na comunicação, nosso trabalho é chegar ao povo” – Na última segunda-feira, dia 24, o Papa Francisco visitou o edifício onde se encontram os escritórios e redações do Vatican News, do jornal L’Osservatore Romano e os estúdios da Rádio Vaticano. Em entrevista, o Pontífice demonstrou sua preocupação para que a mensagem de Jesus chegue até os confins da terra. “Queremos que todo o belo trabalho que é feito aqui chegue ao povo. (…) Porque há um perigo – para todas as organizações – de um belo trabalho, mas que não chega onde precisa chegar… (…) Todos os dias deve-se fazer esta pergunta: ‘A quantas pessoas chegamos?’ Isso é muito importante!”.

Papa anuncia o lançamento da “Plataforma Laudato si” – No último domingo, dia 23, ao final da oração do “Regina Coeli”, o Papa Francisco anunciou o lançamento da “Plataforma Laudato si”, na véspera do encerramento do Ano especial dedicado à sua encíclica sobre a Casa Comum. O Pontífice agradeceu a todos os que participaram com numerosas iniciativas em todo o mundo: “É um caminho que devemos continuar juntos, ouvindo o clamor da Terra e dos pobres. Por isso, terá início imediatamente a ‘Plataforma Laudato si’, um percurso operativo de sete anos que guiará as famílias, as comunidades paroquiais e diocesanas, as escolas e as universidades, os hospitais, as empresas, os grupos, os movimentos, as organizações, os institutos religiosos a assumir um estilo de vida sustentável.” A Plataforma pode ser acessada aqui.

Servir aos pobres é servir a Deus – Na última sexta-feira, dia 21, o Papa Francisco recebeu os membros da Associação Lazare, que se dedica às pessoas em situação de rua. No seu discurso, Francisco recordou os princípios simples sobre os quais a associação é construída: “ser vocês mesmos, encontrar a alegria, sentirem-se amados, aprender a benevolência como em uma família, viver juntos de forma muito simples”. O Papa lembrou que esses princípios somente fazem sentido se fluírem de uma forte amizade com Cristo, a fonte de sua ação para o bem.

Em carta ao Papa, Celam compromete-se com a sinodalidade – O Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), que encerrou a sua 38ª Assembleia Geral na última sexta-feira, dia 21, escreveu uma carta ao Papa Francisco em que assume os compromissos para os próximos anos. O organismo apresenta a nova estrutura pastoral aprovada na Assembleia e fruto de dois anos de trabalho. Também assume o compromisso de por em prática a sinodalidade, especialmente com a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Nessa dinâmica, os bispos se propõem a “exercer um discernimento colegial e sinodal”, baseado na escuta da Palavra de Deus e do grito do povo.

Deixe comentário