Ação Evangelizadora retoma atividades presenciais
O bispo diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, publicou dois decretos nesta semana, estabelecendo regras para o retorno das atividades presenciais da Ação Evangelizadora, incluindo catequese com crianças, jovens e adultos. Nos documentos, Dom Vicente ressalta a importância de “adotar os rigorosos e absolutamente necessários procedimentos de higienização”, por conta da pandemia do coronavírus. As novas regras passam a valer na próxima terça-feira, dia 1º de junho.
Um dos decretos foi publicado na terça-feira, dia 25, estabelecia as normas de acordo com a flexibilização do Plano São Paulo, prevista para acontecer a partir de 1º de junho. Com a decisão do Governo do Estado de adiar o início da flexibilização, anunciada na quarta-feira, o bispo diocesano publicou novo decreto na quinta-feira, dia 27, adequando as orientações à atual fase do Plano São Paulo.
Dessa forma, a partir de 1º de junho, terça-feira, fica definido:
– Que em todas as Paróquias e nas estruturas diocesanas da Diocese de Jundiaí, sejam retomadas, na medida do possível, todas as atividades presenciais da Ação Evangelizadora, inclusive as catequeses com as crianças, os jovens e os adultos nos diversos níveis, respeitando sempre todas as normativas do Protocolo Sanitário, a saber:
– Distanciamento físico de 1,5 metro entre uma pessoa e outra;
– Participação de, no máximo, 40% da capacidade do ambiente, inclusive para as Missas e demais Celebrações;
– Uso obrigatório das máscaras em todas as atividades e celebrações;
– Higienização das mãos com álcool em gel e higienização dos ambientes;
– Todas as atividades devem terminar até as 21h enquanto durar o toque de restrição.
– Que continuem sendo estimuladas as reuniões e encontros que possam ser realizadas por videoconferência a fim de evitar aglomeração.
– Ainda não serão permitidos nenhum tipo de eventos ou festas presencialmente promovidos pelas Paróquias. Recomenda-se, caso seja necessário, o sistema drive-thru. Também continuam suspensas as atividades que necessitem de hospedagem, como Retiros e Convivências.
– Sobre a Solenidade de Corpus Christi: que as Paróquias se organizem para celebrarem com o máximo zelo e adoração esta Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, favorecendo a participação dos fiéis na Missa e com iniciativas de Adoração ao Santíssimo Sacramento. As procissões com os fiéis não serão permitidas. Cada Pároco ou Administrador Paroquial, no entanto, poderá realizar as chamadas “carreatas” ou apenas o Padre conduza o Santíssimo Sacramento, em carro aberto, pelas ruas do território paroquial. Recomendo que as Paróquias organizem nesse dia, junto aos fiéis, uma campanha de doação de alimentos, materiais de higiene pessoal, cobertores e agasalhos para os assistidos de cada Paróquia, bem como ao Fundo Social de Solidariedade de cada Munícipio.