Abordagem das experiências religiosas
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Contato com outra dimensão da realidade

por Olga Sodré

As experiências religiosas se referem a um modo de apreensão imediata da realidade sobrenatural, da vida espiritual e da história das comunidades religiosas nas quais florescem. A referência a uma realidade sobrenatural coloca, sem dúvida, um problema para a ciência, que trata do conhecimento do mundo natural e social. Contudo, as pessoas, grupos e comunidades religiosas fazem também parte deste mundo.
A ciência não precisa entrar na discussão sobre a verdade a respeito do sobrenatural, pois este escapa aos limites de seu campo de estudo. Não cabe, portanto, reduzir qualquer experiência religiosa a uma simples criação ou projeção. As projeções mentais devem ser pesquisadas, mas é do interesse científico se ater ao plano humano, ao estudo da vida religiosa, dos elementos e processos psicológicos nela envolvidos, ao seu contexto histórico e cultural e às ações e relações simbólicas com o divino, sem tentar explicar a existência ou não de Deus.
No contexto da religião católica, a relação com Deus e com a realidade sobrenatural se exprime e se realiza em ações e relações simbólicas, que impregnam a vida afetiva, nutrindo-se de relatos sobre os acontecimentos fundadores da religião e dando lugar a experiências religiosas. As dimensões humanas dessas experiências estão sendo estudadas pela psicologia da religião, porém estes estudos apreendem apenas à faceta externa do complexo universo espiritual.
As ideias e representações desempenham um papel nas concepções religiosas, mas dizer que a religião é uma ideologia é inadequado, pois a experiência da relação com Deus não se reduz às ideias. Apenas negá-lo ou afirmá-lo é ficar no mundo das ideias. As religiões desenvolvem uma linguagem simbólica e um sentido religioso próprio. Seu estudo permite reconhecer a especificidade das experiências religiosas, diferenciando-as de simples projeções humanas a esse respeito ou de perturbações psíquicas.
Pesquisas sobre as características dessas experiências podem nos permitir entender suas especificidades e suas diferenças com as demais experiências humanas. Nas experiências religiosas autênticas se fazem referências à manifestação de uma realidade nova que se comunica, e que aparece como surpreendente pela sua gratuidade. Essas experiências não são o resultado de um procedimento ativo, e não correspondem às escolhas ou determinações das vontades pessoais. Há relatos sobre estados interiores que vão do extremamente agradável ao aterrador. Esses estados transmitem um gozo semelhante ao gozo estético ou amoroso, deles decorrendo uma transformação do ser humano e uma descoberta de que a vida tem um sentido e vale a pena ser vivida.
Tal tipo de experiência expande o ser e o libera de suas motivações relativas às necessidades, centrando-o numa união espiritual que amplia a existência e modifica o comportamento em relação ao outro. Estudos com base em relatos sobre as experiências narrados pelos místicos cristãos demonstram que suas vidas produziram ações que diferem do modo de funcionamento ilusório ou patológico. Esses relatos evidenciam a ação de um poder transformador de elevação humana, que atua independentemente das imperfeições e limitações pessoais. A força desse poder transformador indica uma intervenção de ordem transcendente que difere das respostas humanas à sua ação.

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