Edição 21 de maio de 2021
Renovação e reestruturação marcam a Assembleia do Celam – Com encerramento previsto para esta sexta-feira, dia 21, aconteceu esta semana a 38ª Assembleia Geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Marcada pelo processo de renovação e reestruturação da entidade, a Assembleia reuniu, de forma virtual, 85 representantes da Igreja da América Latina e do Caribe que se dedicaram a analisar a realidade do continente e as Conferências Episcopais, face à crise e à situação que os países da região estão atravessando, bem como a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, a realizar em novembro e a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).
Núcleo “Lux Mundi” completa 5 meses de trabalho – Criado para auxiliar a Igreja no Brasil no combate à exploração sexual, o Núcleo manteve contato, nos seus 150 dias de existência, com 90 arcebispos e bispos brasileiros, bem como com congregações de todas as regiões do país. Uma das metas é conseguir que, em 2 anos, pelo menos 50% de todas as dioceses e congregações religiosas do país tenham seus Serviços de Proteção constituídos, conforme prevê o Motu Próprio lançado pelo Papa Francisco.
A comunicação na Igreja não pode ser passiva: “ela é pacífica e promove a paz” – Essa é uma das indicações do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, em entrevista publicada no Vatican News no último domingo, dia 16, quando se comemorou o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Colocando como exemplo o Papa Francisco, Dom Joaquim insiste na necessidade de os comunicadores serem “destemidos naquilo que falamos e nos valores que pregamos, que nascem do Evangelho, da pessoa de Jesus”. Segundo o bispo, faz-se necessário cuidar das linguagens, estar em comunhão com a Igreja, fazer uma comunicação comprometida, que liberta e que não é passiva.
Pontifícias Obras Missionárias lançam site da Campanha Missionária 2021 – O site apresenta a nova arte e disponibiliza os materiais para a animação da Campanha Missionária em todo o Brasil, que este ano tem como tema “Jesus Cristo é missão” e como lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). As POM têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro desde 1972. O site pode ser acessado no endereço: https://www.pom.org.br/campanha-missionaria-2021/
“É tempo de Cuidar” motiva a solidariedade local – A Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”– uma iniciativa da CNBB e Cáritas Brasileira – continua com seu propósito de ajudar a combater a fome no Brasil. Para tanto, está desenvolvendo ações de mobilização que pretendem atingir entidades da Igreja e organizações dos diversos segmentos da sociedade civil, por meio de parcerias e de projetos conjuntos. Segundo o padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB, o grande objetivo é motivar a solidariedade local e organizar o serviço da caridade.