Semana de Oração pela Unidade Cristã: orar pela unidade e trabalhar juntos


A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) está acontecendo entre os dias 16 e 23 de maio em todo o Brasil, com o tema: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. Jo 15,5-9). O evento, de caráter mundial, propõe que cristãos de todas as denominações se unam em oração e trabalhem juntos para enfrentar as dificuldades que todos vivenciamos nos dias atuais.
A Semana de Oração pela Unidade Cristã é promovida mundialmente pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas. No hemisfério Norte, o período tradicional para a SOUC é de 18 a 25 de janeiro, próximo às festas de São Pedro e São Paulo. Já no hemisfério Sul, as Igrejas normalmente celebram a SOUC no período que vai do domingo da Ascensão do Senhor ao domingo de Pentecostes.
No Brasil, a SOUC é organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), do qual a Igreja Católica é membro pela representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Realizada todos os anos, o momento é uma oportunidade de aprofundar laços entre igrejas e movimentos sociais que se identificam com essa cultura do encontro e da acolhida. Todas as igrejas cristãs são convidadas a participar, independente do fato de fazerem ou não parte de um Conselho de Igrejas.
O bispo de Ponta de Pedras (PA) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Teodoro Mendes Tavares, reforça a posição do Concílio Vaticano II de ser contra a divisão entre os cristãos. “Essa divisão é abertamente contra a vontade de Cristo, um escândalo para o mundo e prejudica a sagrada causa de pregar o Evangelho a todos as pessoas.”
Segundo o bispo, este é um período propício para que cristãos e católicos unam as mãos, trabalhem e rezem juntos, pedindo a graça Divina da unidade plena entre todos os discípulos e discípulas de Jesus. “Façamos aquilo que está ao nosso alcance na busca da paz, da unidade e da reconciliação entre nós, entre as Igrejas Cristãs, entre os povos de toda a humanidade, neste mundo tão conturbado e dividido em que vivemos”, convida dom Teodoro.
Oração oficial
Amado e misericordioso Deus pai e mãe,
Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação.
Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar.
Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele, nos reconciliamos convosco e com nossas irmãs e irmãos.
Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido.