Itu é a 1ª cidade do Brasil a ter endereços digitais em 100% do território
Compartilhe

Como parte da ação Rotas Rurais, Governo do Estado de São Paulo entrega endereçamento digital de 1.285 propriedades e estabelecimentos rurais do município.

Representantes de propriedades rurais de Itu recebem códigos de endereço digital

Como parte da ação Rotas Rurais, Governo do Estado de São Paulo entrega endereçamento digital de 1.285 propriedades e estabelecimentos rurais do município Itu é pioneira no programa de endereçamento digital do Brasil e, hoje (11), o Governo do Estado de São Paulo entregou o código de endereço digital a 1285 propriedades e estabelecimentos rurais no município. Iniciativa inédita na América Latina, o programa Rotas Rurais é fruto de uma colaboração técnica entre o Governo de São Paulo e o Google: o Plus Codes converte latitude e longitude fornecidas por satélites, gerando códigos curtos e simples, bem semelhantes aos códigos postais que podem ser inseridos diretamente no Google Maps.

Proprietários da Granja Ianni exibem código de endereço digital

A ação, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo em conjunto com as Secretarias Municipais de Planejamento, de Segurança e de Turismo, visa mapear os endereços e estradas rurais espalhadas no interior paulista. Em Itu, dos 1285 endereços digitais 63% estão ligados a atividades agropecuárias, 31% a lazer e turismo e 6% a indústria e comércio, o que demonstra que o projeto não beneficiará apenas o agronegócio, mas também outras atividades.

Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Gustavo Junqueira, proprietário da Fazenda do Chocolate, Fernando Hacker e prefeito de Itu, Guilherme Gazzola

Representantes da Chácara do Rosário, da Fazenda do Chocolate, da Fazenda Limoeiro, da Granja Ianni, da Granja Kumano e do Parque Maeda estiveram presentes no evento, onde receberam o seu código de localização das mãos do secretário estadual de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, do secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Gustavo Junqueira, da secretária Executiva de Agricultura e Abastecimento de SP, Gabriela Chiste, da chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Juliana Ogawa, do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola e do presidente da Câmara dos Vereadores de Itu, Thiago Gonçales.

Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, destacou a importância do proje-to na área de Segurança Pública. “Os policiais precisam chegar nos locais onde as pessoas os acionarem. Ou seja, precisam do endereço. Nas áreas urbanas isso é mais fácil, mas nas áreas rurais é mais complicado”, disse.

Parque Maeda obtém código de endereço digital em iniciativa conjunta entre município e Governo do Estado de SP

Com o Rotas Rurais um código vai permitir que os policiais cheguem naquele endereço com uma rota preestabelecida para cumprirem sua missão: proteger pessoas e preservar patrimônios. “Existia uma dificuldade para localizar essas propriedades rurais e é exatamente isso que o Projeto Rotas Rurais está proporcionando para nossa cidade. A tecnologia certamente beneficiará os produtores rurais bem como fomentará ainda mais o turismo e o desenvolvimento da cidade como um todo”, afirmou o prefeito, Guilherme Gazzola.

Deixe comentário