Dança das cadeiras na Fórmula 1 em 2021
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Atual temporada da categoria se encerra em dezembro e, até o momento, poucas vagas nas dez equipes que disputarão o campeonato do ano que vem já foram definidas.
Encurtada e refeita devido à pandemia do coronavírus, a temporada 2020 da Fórmula 1 está a sete corridas de terminar, em dezembro. E, com a proximidade do fim do ano, a definição do grid para 2021 começa a centralizar as discussões na categoria, envolvendo sobretudo o destino dos principais nomes do campeonato.
Confira, abaixo, a situação contratual, até o momento, das dez equipes e pilotos que vão compor o grid da F1 na próxima temporada, último ano antes da mudança dos carros e da implementação do novo regulamento técnico da categoria.

Mercedes
Em agosto, o contrato do finlandês Valtteri Bottas, que corre pela equipe alemã desde 2017, foi renovado por mais uma temporada; Portanto, o vencedor das etapas da Áustria e da Rússia permanece na Mercedes em 2021. Já o vínculo com o hexacampeão e líder do campeonato Lewis Hamilton, que termina no fim de 2020, segue sem indícios de sua continuidade ou conclusão.

RBR
Max Verstappen estendeu seu vínculo com a RBR até 2023 antes mesmo do começo da atual temporada, em janeiro deste ano. No entanto, o contrato do holandês possui uma cláusula que o libera ao fim de 2021, caso o motor da equipe, que encerrará a parceria com a Honda no fim da próxima temporada, não esteja competitivo o suficiente. Já o tailandês Alexander Albon, que vive altos e baixos no time na sombra do companheiro de equipe, ainda não teve seu futuro na categoria definido.

Ferrari
Após um 2019 estrondoso, o contrato do monegasco Charles Leclerc foi estendido em dezembro do último ano até 2024. Na próxima temporada, o piloto fará dupla com o espanhol Carlos Sainz, ex-STR e McLaren, que vem para substituir o tetracampeão Sebastian Vettel, de saída da escuderia italiana após seis temporadas.

McLaren
Em julho de 2019, o então estreante na F1 Lando Norris renovou o contrato com a McLaren por mais três temporadas, garantindo sua permanência na equipe britânica até 2022. No próximo ano, Daniel Ricciardo é quem assume o posto ao lado do jovem piloto, já que Sainz vai se transferir para a Ferrari em 2021.

Alpine
De volta à F1 após a ausência na temporada de 2018, Esteban Ocon permanece na Alpine, novo nome da Renault, até o fim de 2021, cumprindo o contrato de dois anos firmado com o time no último ano. O francês vai correr ao lado do espanhol Fernando Alonso, que retorna para a categoria na equipe em foi bicampeão mundial, em 2005 e 2006.

Aston Martin
Além da mudança no nome, a Racing Point, que passará a se chamar Aston Martin em 2021, tem como principal novidade a contratação de Sebastian Vettel, que deixará a Ferrari ao fim deste ano. Substituindo Sergio Pérez, o tetracampeão terá como novo companheiro o canadense Lance Stroll, filho do proprietário do time que representa desde 2019.

AlphaTauri
Para a dupla da AlphaTauri, no entanto, a situação segue nebulosa; os contratos de Pierre Gasly e Daniil Kvyat garantem permanência somente até o fim deste ano. Na fila para uma das vagas está o japonês Yuki Tsunoda, piloto da academia da RBR que disputa a Fórmula 2 pela Carlin. No entanto, a notícia de que a Honda deixará a F1 pode afetar os planos do japonês. Além dele, há também o brasileiro Sérgio Sette Câmara, atual piloto reserva da equipe e da RBR. Da dupla de titulares, Gasly é quem tem os melhores resultados, somando 45 pontos na décima colocação e com uma vitória, no GP da Itália.

HAAS
De igual modo, a situação da dupla da Haas também não está definida; a única certeza é de que Romain Grosjean e Kevin Magnussen só têm contrato para este ano. A equipe garantiu que não tomaria a decisão final ao menos antes do GP de Eifel, em Nürburgring, na Alemanha. Porém, as críticas do franco-suíço ao desempenho do carro do time não agradaram a Gunther Steiner, chefe da Haas, que sugeriu que a questão poderia influenciar suas escolhas para 2021. Uma das possibilidades é o britânico Callum Ilott, vice-líder da Fórmula 2 e membro da Academia de Pilotos da Ferrari, que estreia na F1 neste fim de semana no primeiro treino livre do GP de Eifel, a fabricante italiana fornece motores para o time. Além de estar à disposição da Ferrari, a Haas também possui como reservas o brasileiro Pietro Fittipaldi e o suíço Louis Deletraz.

Alfa Romeo
A dupla da Alfa Romeo para a temporada 2021 também não foi definida. Hoje, a equipe é formada por Kimi Raikkonen, que, aos 40 anos, alcançou a marca de mais grandes prêmios disputados na categoria, e o italiano Antonio Giovinazzi. Um dos potenciais nomes para o time em 2021 é Mick Schumacher, líder do campeonato da Fórmula 2 e que participou dos treinos livres no GP de Eifel em Nürburgring.

Williams
Em julho, a equipe de Grove anunciou a permanência de George Russell e Nicholas Latifi em 2021. O contrato do canadense, estreante na categoria, ainda deve se estender por ao menos mais duas temporadas, enquanto o do britânico se encerra ao fim de 2021.

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