Neymar chega a 19 hat-tricks na carreira e mantém tradição de homenagear ídolos


Com os três gols marcados na vitória da seleção brasileira por 4 a 2 sobre o Peru, na terça-feira, em Lima, Neymar chegou a 19 hat-tricks na carreira. Foi a quarta vez ele fez três ou mais gols com a camisa canarinho. Antes, ele já havia conseguido o feito nos 8 a 0 sobre a China, em amistoso em 2012 e nos 5 a 0 sobre a África do Sul, em amistoso, em 2014, além de ter balançado as redes nos 4 a 0 sobre o Japão, em amistoso, em 2014, jogo em que marcou os quatro gols.
O camisa 10 também fez quatro gols diante do Paraguai, no Sul-Americano Sub-20 de 2011, mas a partida não é considerada na estatística por ser de uma competição de base. Neymar não conseguia um hat-trick há dois anos. O último foi em outubro de 2018, quando marcou três vezes na goleada do Paris Saint-Germain sobre o Estrela Vermelha por 6 a 1. Pelo PSG, ele obteve mais um hat-trick. O craque também alcançou quatro pelo Barcelona e outros nove pelo Santos.
Os três gols diante do Peru fizeram Neymar alcançar um outro feito: ele ultrapassou Ronaldo se tornou o segundo maior artilheiro da Seleção, atrás apenas de Pelé nos critérios da Fifa (que são diferentes dos da CBF).
Na comemoração do primeiro gol, aquele que o fez empatar com o Fenômeno, Neymar exibiu os dentes e fez um gesto característico do ex-camisa 9. “Fiz em homenagem ao Ronaldo, empatei com ele em gols, quis homenageá-lo de alguma forma. É um ídolo para todos nós, brasileiros, e para mim principalmente. Foi uma pequena homenagem”, disse o atacante, após a partida.
Neymar mostrou os dentes e fez gesto característico de Ronaldo, com o gesto, Neymar mantém a tradição de homenagear ídolos que são igualados ou ultrapassados por ele.
Ainda nos tempos de Santos, ele festejou gols com comemorações características de Juary e Serginho Chulapa. Já em 2018, fez um gesto eternizado por Romário ao igualar o Baixinho em gols pela Seleção.
Agora, Neymar tem 64 gols com a camisa canarinho em 103 partidas.