O sacramento da Ordem – Introdução
Compartilhe

por Pe. Daniel Bevilacqua Santos Romano
Vigário na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat
Salto/SP

“A ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. Comporta três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado.” (CC 1536)
Este termo “ordem” designava na Roma antiga o corpo constituído no sentido civil dos governantes. Assim como “ordinatio” (ordenação) designa a integração num “ordo” (ordem). Na Igreja temos: a Ordem dos bispos, Ordem dos presbíteros e Ordem dos diáconos (também a ordem dos catecúmenos, ordem das virgens, das viúvas, entre outras).
Hoje, a palavra “ordinatio” (ordenação) é reservada ao ato sacramental que integra na ordem dos bispos, presbíteros e diáconos; transcende uma simples eleição, delegação ou instituição pela comunidade pois confere a graça do Espírito Santo para exercer um “poder” sagrado que só pode vir do próprio Jesus Cristo por intermédio da Igreja. Podemos chamar esse ato sacramental também de “consecratio” (consagração).
A imposição das mãos do bispo, com a oração consecratória, constitui o sinal visível e essencial desta consagração.
Ao final dos artigos sobre este sacramento, apresentarei alguns pensamentos do papa Bento XVI sobre o sacerdócio.
Amigos de Jesus:
“Caros sacerdotes, o Senhor chama-nos amigos, faz de nós seus amigos, nos confia a nós, confia-nos o seu corpo na Eucaristia, confia-nos a sua Igreja. Então, devemos ser verdadeiramente seus amigos, ter com Ele um só sentir, desejar o que Ele deseja e não desejar o que Ele não deseja. O próprio Jesus nos diz: ‘Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando’ (Jo 15,14). Seja este o nosso propósito comum: fazer, todos juntos, a sua vontade, na qual estão a nossa liberdade e a nossa alegria.” (Discurso, 13 de maio de 2005)
Ordenação:
“É precisamente isto que se exprime no Sacramento da Ordenação: mediante o sacramento, o sacerdote é totalmente inserido em Cristo a fim de que, partindo d´Ele e agindo em vista d´Ele, realize em comunhão com Ele o serviço do único pastor, Jesus, em quem Deus, como homem, quer ser o nosso Pastor.” (Homilia, 7 de maio de 2006)
Em nome de Cristo:
“Acreditai no poder do vosso sacerdócio! Em virtude do sacramento, recebestes tudo o que sois. Quando pronunciais as palavras “eu” ou “meu” (“Eu te absolvo… Este é o meu Corpo…”), o fazeis não em vosso nome mas em nome de Cristo, in persona Christi, que quer servir-se dos vossos lábios e das vossas mãos, do vosso espírito de sacrifício e do vosso talento.” (Discurso, 25 de maio de 2006)
Levar Deus:
“É esta a tarefa principal do sacerdote: levar Deus aos homens. Certamente só pode fazê-lo se ele mesmo provém de Deus, se vive com e por Deus.” (Discurso, 22 de dezembro de 2006)
Imersão:
Ordenação sacerdotal significa ser imersos n´Ele, na Verdade. Pertenço de modo novo a Ele e, desse modo, aos outros, ‘para que venha o seu Reino’”. (Homilia 9, de abril de 2009).

Deixe comentário