Carlo Acutis a caminho dos altares

Neste tempo de Pandemia em que os jovens vivem o desafio do isolamento social o exemplo de Carlo Acutis pode servir à busca à santidade em tempos de desafios e incertezas. Uma história de fé na santíssima Eucaristia.
Uma vida breve, Carlo morreu aos 15 anos de idade e era considerado o gênio da informática que amava profundamente a Eucaristia. A vida de um jovem apaixonado pela Eucaristia e por Nossa Senhora. Essa paixão o ajudou a não temer a morte.
Ele desenvolveu um conhecimento esplêndido e exemplar da fé. Foi catequista, conseguiu transmitir a fé aos adolescentes, não apenas na forma clássica dos encontros, mas também pelos meios eletrônicos. Tinha um site sobre milagres eucarísticos. Também são impressionantes as palavras expressas nos últimos dias. Ele disse: “Quero oferecer todos os meus sofrimentos pelo Senhor, pelo Papa e pela Igreja. Eu não quero ir para o purgatório. Eu quero ir direto para o Paraíso”.
“Um garoto que fala assim nos impressiona e estimula todos a não brincar com a nossa fé, mas levá-la a sério,” destaca o Cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação das Causas dos Santos,
Carlo Acutis nasceu em Londres, em 3 de maio de 1991. Faleceu em Monza por causa de uma leucemia em 12 de outubro de 2006. Foi declarado Venerável em 5 de julho de 2018.

A enfermidade

Ao saber que estava doente, aceitou de imediato a sua condição, bem como, para que Deus pudesse levar sua alma para o céu. Quando as enfermeiras perguntavam se estava com dor, ele respondia que havia pessoas que sofriam muito mais do que ele, e pedia para que não acordassem sua mãe, que o acompanhava no hospital, pois estava cansada e se preocuparia demasiadamente com ele.

Olhar ao pobres

Inspirado no pobrezinho de Assis, Carlo desenvolveu um aguçado olhar para os mais pobres: ele separava parte das refeições de sua casa para doar aos moradores de rua, saía com os pais para distribuir alimentos e agasalhos aos pobres e nunca queria que a mãe lhe comprasse mais de um par de tênis, pois achava desnecessário. Quando recebia um sapato de presente, dava o que estava usando para quem necessitasse. Quanto à mesada que recebia dos pais, dava-a aos pobres.

Dons a serviço da evangelização

Carlo vivia um intenso apostolado, ensinando a catequese para crianças e jovens. Como era encantado pela Eucaristia, fazia muitas pesquisas a respeito dos milagres eucarísticos. Assim, aos catorze anos, desejando partilhar suas descobertas, utilizando-se dos seus dons para a informática, desenvolveu um site para propagar pequenas exposições virtuais sobre temas da fé católica, como os milagres eucarísticos que tomava conhecimento, e de serviços de promoção humana.
Pela sua utilização genial da tecnologia da informação para a propagação da fé, ele ficou conhecido como o “ciberapóstolo” da Eucaristia.

Carlo e o Brasil

Seus restos mortais foram transladados para o Santuário do Despojamento em Assis, a pedido do arcebispo Dom Domenico Sorrentino. A sede do episcopado fica ao lado da Igreja de Santa Maria Maior, que é cuidada pelas Missionárias Capuchinhas.
A Irmã Francisca fala da ligação de Carlo com o Brasil: “Ele morreu no dia de Nossa Senhora Aparecida, então a mãe e toda família tem muito carinho pelo Brasil. O corpo de Carlo, está em uma Paróquia em que o padre é brasileiro, e se chama Carlo, as Irmãs capuchinhas que cuidam do local, são brasileiras e o milagre que está sendo avaliado é no Brasil.”
A Irmã Francisca finaliza: “A gente pede que o povo brasileiro, que é um povo fervoroso, nas devoções, rezem pela beatificação deste jovem. Estamos pedindo que ele interceda pela nossa juventude no Brasil, que ele possa ajudar a salvar muitos jovens a sair das drogas, da violência, e que leve para Deus.”
Em 6 de julho de 2018, as virtudes heroicas de Carlo foram reconhecidas pelo Papa Francisco, o que lhe concedeu o título de venerável Servo de Deus. Recentemente, em 22 de fevereiro de 2020, o milagre para sua beatificação foi aprovado também pelo Papa Francisco. Trata-se de um caso ocorrido no Brasil, de uma criança que sofria de uma rara doença congênita, que recebeu a cura após rezar diante de uma relíquia de Carlo.

Corpo Intacto

Na quinta-feira, 1º de outubro, o corpo de Carlo Acutis, foi exposto para veneração. O corpo do futuro beato não apresenta a decomposição típica dos anos e o adolescente está vestido de jeans e camiseta, e com um rosário nas mãos.
O estado em que seus restos mortais estão preservados, o reitor do Santuário da Despossessão, em Assis, Pe. Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, explica que o corpo de Acutis “está muito completo, não intacto, mas completo. Todos os órgãos estão preservados. É bom que pela primeira vez na história se possa ver um santo vestido de jeans, tênis e moletom. Essa é uma grande mensagem. Podemos sentir a sua santidade não como algo distante, mas como algo possível a todos porque o Senhor é o Senhor de todos”, afirma o padre.
A beatificação de Carlo Acutis acontecerá no dia 10 de outubro, e será realizada na Basílica superior de São Francisco, em Assis.