Missão Romana dos Jesuítas em Itu – Padre Augusto Aureli
Compartilhe
Pe. Augusto Estanislau Aureli

O padre Aureli chegou a Itu a 11 de dezembro de 1871. Vinha de Roma, após brilhante formação. Lecionara Filosofia no Colégio Germânico com bastante sucesso. Foi o último jesuíta a chegar a Itu com o colégio instalado do velho convento franciscano. Tomou posse como vice Ministro e colaborou na mudança de todo o São Luís, a 29 de janeiro de 1872, para as novas instalações.
Apenas quatro meses após a mudança, morreu em Recife o padre Egano, superior da Missão Romana. O então reitor do colégio, padre Cocumelli foi elevado a esse cargo e Aureli empossado reitor do colégio ituano a 21 de julho.
Por cinco anos dirigiu o colégio, tempo de adaptação às instalações e administração de ampliações. Lecionava filosofia e geometria.
No corpo de professores distinguia-se o Irmão João Alberani que esculpiu imagem de São Luís, em madeira, padroeiro do colégio.
Aureli recebeu, em 24 de agosto de 1875, a visita do imperador Pedro II, porém sem o entusiasmo que se esperaria. A Questão Religiosa contra o bispo e amigo do colégio, Dom Vital Gonçalves de Oliveira, ferira para sempre o apreço dos jesuítas ao monarca-maçom.
A 2 de fevereiro de 1877 Aureli se mudou para Pernambuco, um desafio para qualquer jesuíta, dado o preconceito aos membros da Ordem, por parte dos liberais de Recife. Depois foi a Roma e de volta ficou em Belém do Pará, como professor no Seminário.
A 4 de julho de 1884 retornava a Itu, agora como Superior da Missão Romana. Fixou residência na Igreja do Bom Jesus. Além de cuidar dos assuntos da Companhia, por dois anos, acompanhou as tarefas de cura de almas, junto com o padre Taddei. O Apostolado da Oração estava fundado ali desde 1871, primeiro centro criado pelo missionário. Portanto os movimentos religiosos voltavam-se à devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao catecismo das crianças.
Aureli benzeu a primeira pedra da capela do Colégio São Luís em 13 de junho de 1886. Em seguida foi a Nova Friburgo inaugurar a capela do novo Colégio Anchieta. Nesse ano deixou Itu, mudando-se para o Rio de Janeiro. Na Corte fundou uma residência da Companhia com vistas a estabelecer novas atividades da região. Dela viria a nascer o Colégio Santo Inácio.
Desde 1890 esteve por catorze anos entre Friburgo e Campanha (MG), sempre dirigindo as casas. Em 1904, por alguns meses, mais uma vez viveu em Itu, como reitor interino do São Luís. Mudou-se definitivamente para o Colégio Anchieta, onde veio a falecer, tratado como santo, a 5 de dezembro de 1908, cercado de todos os jesuítas da residência.
Aureli nasceu em Roma a 14 de agosto de 1837. Foi educado no instituto dos órfãos, onde lhe veio a vocação religiosa. Ingressou na Companhia a 30 de outubro de 1854.
O nome Estanislau não é de batismo. Acrescentou em homenagem ao santo jesuíta polonês, exemplo de virtude para a mocidade.

Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux”

Deixe comentário