A Evangelização só acontece com comunicação
Compartilhe

por Celso Tomba

“Então Jesus lhes disse: ‘Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade.’” (Mc 16,15)
Ir e anunciar. Esses dois verbos resumem a missão que Jesus dá a seus discípulos, nos momentos que antecedem sua Ascensão aos céus. É preciso que tudo aquilo que os discípulos viram, ouviram e, principalmente, vivenciaram junto com Jesus seja comunicado para as outras pessoas, do mundo todo. A Boa Notícia – o sentido original de Evangelho – não pode ficar somente com o grupo que conheceu e conviveu com Jesus. É preciso que ela chegue a todas as pessoas, não importa onde elas estejam!
“Nossa missão é evangelizar e só se evangeliza com a comunicação”, nos lembra dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para ele, a comunicação e o processo de comunicação estão embutidos na Evangelização. “Quando evangelizamos, seja qual for o instrumental que a gente tem à mão, existe um processo de comunicação. Comunicação é sempre um processo e não está separado daquilo que é a nossa missão.”
Não há dúvida! Para anunciar é preciso comunicar. É preciso que a Boa Notícia chegue a todas as pessoas e, mais que isso, seja compreendida. Isso pede, daqueles que comunicam, que cuidem do processo de comunicação como um todo. É importante cuidar dos canais que carregam a Boa Notícia, que sejam suficientes e acessíveis a todas as pessoas. É fundamental também cuidar da linguagem, para que seja compreendida por todos. E não podemos esquecer do conteúdo, da mensagem em si, que precisa ser preservada, acima de tudo.

“Precisamos criar um processo de encantamento em todas as pessoas pela comunicação, como elemento fundamental do processo de evangelização.” (Dom Joaquim Mol Guimarães)

Nesse sentido, como nos lembra Dom Joaquim, precisamos “entender a comunicação como um elemento estratégico na evangelização”. Precisamos refletir sobre todos os processos envolvidos na comunicação e assumir que eles são fundamentais para o anúncio da Boa Notícia. Conhecer os aspectos que envolvem a comunicação e aprender a lidar com eles é imprescindível. A comunicação precisa ser valorizada e cuidada para que os ensinamentos de Jesus realmente sejam conhecidos e compreendidos por todas as pessoas do mundo.
Encantar as pessoas pela comunicação, como nos pede Dom Joaquim, pede um processo que seja autêntico, verdadeiro e, acima de tudo, coerente com os valores do Evangelho. Que não separe, mas aproxime. Que não condene, mas que perdoe. “Nem o evangelho e nem a comunicação podem ser utilizados para oprimir as pessoas e tirar sua liberdade, manipulá-las e enganá-las.” A verdadeira comunicação do Evangelho encanta as pessoas porque comunica o verdadeiro amor de Deus por todos nós e nos faz acreditar que a Boa Notícia pode se fazer verdade, mesmo nos dias de hoje!

Deixe comentário