04 de Setembro – Ano de 1920
Horrivel desastre
Pelas 11 horas da manhã de terça-feira ultima deu-se em casa do conhecido pyrotechnico sr. Urbano Pedroso um horrível desastre. Foi o caso que estando a sua mulher d. Celestina Pedroso e o sr. José Germano a preparar umas bombas e derrepente uma das mesmas explodiu communicando fogo a outras, que tambem explodiram, causando horríveis queimaduras em d. Celestina e José Germano.
Removidos para S. Casa, d. Celestina falleceu horas depois e José Germano no dia seguinte.
Nossos pezames ao sr. Urbano Pedroso e a família do sr. José Germano.
7 de Setembro
Agradecemos ao sr. prof. Firmino Teixeira, dd. Director do Grupo Escolar Convenção de Ytu a participação da festa a realizar-se naquelle estabelecimento aos 7 desse e avisamos o publico de que se permittirá a entrada a todos que desejarem assistir a ella.
Fallecimiento
Apoz muito longa enfermidade e confortado com os tantos sacramentos, falleceu, segunda feira nesta cidade, o venerando ancião sr. Antonio Seckler, digno pae do querido Mons. José Rodrigues Seckler, zeloso vigário de Taquaritinga.
Ao seu enterro que se realisou às 5 horas da tarde do dia seguinte teve grande acompanhamento.
Sobre o seu ataúde foram depositadas ricas coroas com sentidas dedicatórias.
A sua exma. família os nosso pezames
Fallecimento
Apezar dos desvelados cuidados do seu médico assistente, e dos carinhos de sua família, falleceu hontem pelas 10 horas da noite, a prendada senhorinha Vicentina de Paulo Costa.
Não obstante ser de há muito esperado o desenlace fatal a sua morte causou geral consternação especialmente entre as suas numerosas amigas. Pois a finada era uma jovem dotada dos mais bellos dotes de alma e coração, sendo por isso geralmente estimada por todas as pessoas com quem mantinha relações de amisade.
Supportando com retignação christã os seus longos soffrimentos, e tendo recebido os santos sacramentos com muita piedade póde-se dizer que a sua bella alma, desligada dos laços mortaes, que a prediam a este vale de lagrimas, subiu a gosar no Paraiso.
Era a finada filha do saudoso ituano sr. Tristão Mariano da Costa.
O seu enterro que se realisou hoje, ás 5 horas da tarde, teve grande acompanhamento, vendo se sobre o seu ataúde ricas coroas com sentidas dedicatórias.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.