F1 anuncia volta da Turquia, duas provas no Barein e final em Abu Dhabi; calendário terá 17 corridas


A F1 divulgou, na terça-feira, as quatro corridas que fecham a temporada 2020 de Fórmula 1, finalizando o calendário deste ano com 17 etapas (a projeção inicial era de conseguir realizar entre 15 e 18 corridas) após ajustes necessários por causa da pandemia de Covid.
Além da volta do GP da Turquia, em 15 de novembro, a categoria anunciou também duas provas no Barein (em 29 de novembro e 6 de dezembro) – como foi feito em Áustria e Inglaterra – e o Grande Prêmio de encerramento em Abu Dhabi, no dia 13 de dezembro.

A categoria não informou se a segunda corrida no Barein usará os traçados alternativos do circuito de Sakhir. A F1 chegou a explorar o usou do traçado externo, praticamente um oval, mas o que tudo indica a ideia foi abandonada. A pista possui ainda um outro desenho mais longo, usado no GP de 2010.
Além da Turquia, o ano de 2020 proporcionou a volta de Imola e Nurburgring ao calendário da categoria, além das estreias de Mugello e Portimão.
A Turquia já sediou sete GPs na F1, entre 2005 e 2011, e volta ao calendário após um hiato de oito anos. O maior vencedor na pista do Istambul Park é o brasileiro Felipe Massa, com três triunfos (2006, 2007 e 2008).

Dos pilotos ainda em atividade, Lewis Hamilton (2010), Sebastian Vettel (2011) e Kimi Raikkonen (2005) têm uma vitória cada. Aposentado, o campeão de 2009, Jenson Button, também venceu uma vez a prova no ano em que conquistou o título.
A pista também já foi palco de um desentendimento entre companheiros de equipe em 2010, quando Vettel e Mark Webber se tocaram na briga pela liderança. Com o pneu traseiro direito furado e a suspensão avariada, o alemão abandonou ali mesmo, enquanto o australiano, com danos na asa dianteira, entrou imediatamente nos boxes.
Enfurecido, Vettel saiu do carro fazendo o conhecido gesto com os dedos rodando a cabeça chamando o companheiro de louco, gesto que seria repetido diversas vezes ao longo do ano.
Fica assim o calendário de 2020:





