Em família: o artesanato ajuda na saúde do corpo e da mente
Compartilhe

Os trabalhos manuais são uma ótima forma de ocupar o tempo e desenvolver uma atividade prazerosa. Além da satisfação de construir algo com nossas próprias mãos, a prática do artesanato traz uma série de benefícios para a mente e para a saúde, de um modo geral. É bom para crianças, idosos e também para os adultos. E também pode ser uma ótima fonte de renda para a família.
O artesanato é tão antigo quanto a humanidade. A arte de fazer objetos com as próprias mãos vem desde os tempos primordiais e se mistura com a própria origem do ser humano. Mas essa expressão ganhou mais força exatamente por conta do processo que se opõe a ela: a industrialização.
Com a produção de objetos em série, de forma repetitiva, houve uma diminuição significativa do tempo de produção e um aumento da capacidade produtiva, gerando mais riqueza e permitindo o avanço da humanidade em diversos aspectos. Por outro lado, os objetos se tornaram iguais, cópias perfeitas de um projeto inicial, perdendo as características de originalidade dos produtos feitos de forma manual, um a um.
Dessa forma, o artesanato se manteve ao longo do tempo como alternativa aos produtos industrializados, se mantendo vivo pela persistência de pequenos artesãos que preservaram técnicas e as transmitiram às novas gerações. Nos dias atuais, ganha força como preservação da cultura de grupos sociais e como alternativa de renda para muitas famílias.
No Brasil, com o crescimento da chamada economia criativa, o artesanato se fortaleceu nos últimos vinte anos. Segundo pesquisa realizada em 2018, o mercado de artesanato brasileiro movimenta R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de pessoas. Nos últimos seis meses, em função da onda de desemprego causada pela pandemia de coronavírus, muitas pessoas têm recorrido ao artesanato para sustentar suas famílias. Além das habilidades próprias para a atividade que deseja realizar, o artesão precisa buscar informações para que seu negócio seja sustentável e gere renda.

Bom para toda a família

A prática do artesanato, nas mais diversas modalidades, traz benefícios para todas as pessoas. Em tempos de isolamento social, pode ser um ótimo aliado para ocupar o tempo e ajudar a não ficarmos com o pensamento fixo nas grandes dificuldades que estamos enfrentando como humanidade. Um tempo para relaxar, distrair e ocupar a mente com uma atividade que exige atenção, cuidado e paciência.
Para as crianças, pode ser uma ótima forma de gastar energia, usar a criatividade e aprender novas coisas, como as técnicas de cada modalidade de artesanato. Isso sem contar a alegria da garotada ao ver o resultado do trabalho feito com as próprias mãos.
Para os idosos é uma ótima atividade ocupacional, ocupando o tempo, favorecendo a concentração e a memória, além de ajudar com a preservação e até a recuperação de movimentos.
Em todos os casos, as atividades artesanais trazem um grande benefício para a socialização, gerando empatia, companheirismo, cooperação e muita história pra contar!

Bom para a mente, para o coração e para as relações

Dedicar-se a uma atividade manual traz muitos benefícios. Veja alguns deles:
Desenvolve e recupera a coordenação motora. Tanto para crianças em fase de desenvolvimento, quanto para pessoas em processo de recuperação, o artesanato é uma forma de terapia ocupacional e pode contribuir para o desenvolvimento e a reabilitação dos movimentos.
Previne perda de movimentos. Manter o corpo em movimento, como na prática do artesanato, é uma ótima forma de prevenir as consequências naturais do envelhecimento e de algumas doenças degenerativas. É importante lembrar que as atividades não podem causar exaustão. É preciso intercalar os movimentos com períodos de descanso.
Melhora o humor. Exercer uma atividade artesanal traz melhoras significativas para o humor, com menos estresse e ansiedade. Além disso, uma pessoa feliz e bem-humorada terá menos chances de desenvolver quadros de depressão.
Preserva e recupera a memória. Pessoas com Alzheimer ou que tiveram alguma perda transitória da memória podem ter alívio dos sintomas através da prática regular do artesanato.
Melhora a concentração. Quanto mais ativo for o nosso cérebro, mais saudável ele será. Pessoas com dificuldade de concentração, por algum problema de saúde ou por simplesmente estarem mais esquecidas e menos concentradas, podem ter na prática da atividade artesanal uma ótima aliada.
Estimula os canais sensoriais. Nossos sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – precisam ser trabalhados ao longo de toda a vida. O trabalho artesanal, além de promover uma maior percepção espacial, proporciona ao indivíduo múltiplos estímulos sensoriais.
Desenvolve a paciência e a perseverança. À medida que enfrentamos dificuldades e fracassos, a prática do artesanato nos faz mais fortes como pessoas. A paciência e a perseverança são exercitadas na busca de realizar algo ainda melhor.
Equilibra as emoções. As emoções são constantemente trabalhadas quando trabalhamos com artesanato. O artesão exprime suas emoções nos trabalhos que realiza. Dessa forma, o artesanato pode ser uma forma de manifestar emoções mais difíceis de serem expressas por palavras.
Estimula a criatividade. O artesanato cria espaço para podermos soltar nossa criatividade. A realização de um trabalho feito por nós traz mais autoestima e uma maravilhosa sensação de bem-estar.

Para quem quer aprender e empreender

Artesanato Passo a Passo Já. Como o próprio nome diz, o site se propõe a ensinar o passo a passo para fazer artesanato. Tem dicas sobre crochê, tricô, pintura, decoração, além de artesanato em tecido, feltro, E.V.A. e com garrafas PET. Tem dicas simples para que está começando. Acesse aqui.

Show de Artesanato. O canal disponibiliza vídeos sobre técnicas de artesanato, customização, dicas de reciclagem e muito mais. Ideal para quem gosta de aprender e quer ter novas ideias. Também traz dicas de artesanato em E.V.A., para quem quer comercializar suas peças. Acesse aqui.

Canal do Artesanato. Primeira plataforma brasileira de artesanato por assinatura na internet, oferece vídeos sobre pintura, patchwork, crochê, artesanato em madeira, em vidro, entre muitos outros. O serviço de assinaturas se encerrou em 2019, mas os vídeos continuam disponíveis no YouTube, de graça. Acesse aqui.

Sebrae. Muitas pessoas aproveitam suas habilidades com o artesanato para ter uma nova fonte de renda. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece apoio para o artesão cuidar melhor de seu negócio. Traz dicas, cursos e muita informação para os empreendedores. Acesse aqui.

Deixe comentário