Audiência Geral do Papa São Paulo VI, realizada em 13 de agosto de 1969
Compartilhe

Queridos filhos, neste encontro fugaz mas talvez importante sob um aspecto mais geral; a saber, a necessidade de voltar à oração pessoal.
Por que voltar? Porque temos a opinião, que gostaríamos de ver negada pelos fatos (como, felizmente, em muitos casos o é), que hoje mesmo os bons, mesmo os fiéis, mesmo os consagrados ao Senhor, oram menos do que no passado. Dizendo isso, sentimos o dever de dar provas e dizer por quê. Mas não vamos cumprir esse dever agora; demoraria muito para falar. Em vez disso, convidamos cada um de vocês a fazer esta pergunta: estamos orando hoje? O homem moderno pode orar? Você sente a obrigação? Você sente a necessidade? E o cristão também tem facilidade, tem gosto, tem compromisso com a oração? Ele sempre teve um carinho pelas formas de oração, que a piedade da Igreja, embora não as declarando oficiais, que são estritamente litúrgicas, tanto nos ensinou e nos recomendou, como o Rosário, a Via Crucis, etc., e especialmente a meditação,
Rito e Mistério
Ninguém vai querer atribuir a diminuição da oração pessoal e, sobretudo, da vida espiritual, da religiosidade interior, da “piedade”, entendida como devoção, como expressão do dom do Espírito Santo, pelo qual nos dirigimos a Deus na intimidade do coração com o nome familiar e sem limites do Pai (cf. Rom . 8,15-16; S. Th. II-II æ 121,1), à liturgia, isto é, à comunidade e à celebração eclesial da Palavra de Deus e dos mistérios da Redenção (cf. Sacr. Conc. , não. 2); cuja liturgia, através da obra de um intenso e longo movimento religioso, coroado, aliás canonizado pelo recente Concílio, assumiu um incremento, dignidade, acessibilidade e participação na consciência e na vida espiritual do Povo de Deus, e esperamos que o assuma no futuro próximo. A liturgia tem o seu primado, a sua plenitude e em si mesma a sua eficácia, que todos devemos reconhecer e promover. Mas a liturgia, por seu caráter público e oficial na Igreja, não substitui, não empobrece a religião pessoal.
A liturgia não é apenas um rito; é um mistério e, como tal, requer a adesão consciente e fervorosa de quem nele participa; pressupõe fé, esperança, caridade e muitas outras virtudes e sentimentos, atos e condições, como humildade, arrependimento, perdão de ofensas, intenção, atenção, a expressão interior e vocal, que dispõe os fiéis para uma imersão na Realidade divina, que a celebração litúrgica torna presente e operativa.
A religião pessoal, na medida em que seja possível a todos, é condição indispensável para uma participação litúrgica autêntica e consciente; não só: é o fruto, a consequência desta participação, destinada precisamente a santificar as almas e a corroborar nelas o sentido de união com Deus, com Cristo, com a Igreja, com os irmãos de toda a humanidade.
A diminuição, se houver, da religiosidade pessoal deve ser buscada em outra direção. Tentem novamente perguntar-se: por que hoje a vida interior, queremos dizer a vida de oração, é menos intensa e menos fácil nos homens do nosso tempo, isto é, em nós mesmos? Pergunta que exigiria uma resposta extremamente complexa e difícil, mas que agora podemos resumir da seguinte maneira: somos educados para a vida exterior, que assumiu um desenvolvimento e encanto maravilhosos, não tanto para a interior. dos quais sabemos pouco sobre as leis e satisfações; nosso pensamento se dá principalmente no âmbito sensível (falamos da “civilização da imagem”: rádio, televisão, fotografia, símbolos e esquemas mentais etc.), e no âmbito social, isto é, na conversa e na relação com os outros; nós somos expulsos; mesmo a teologia freqüentemente dá lugar à sociologia; a mesma consciência moral é subjugada pela psicológica e reclama uma liberdade que, abandonando-a a si mesma, a faz buscar fora de si mesma, muitas vezes na imitação da moda, em busca de sua própria orientação. Onde esta deus Onde está Cristo? Onde está a vida religiosa, da qual ainda e sempre sentimos uma necessidade obscura, mas não satisfeita?
Uma certeza, um conforto
Você sabe como este estado de coisas constitui o drama espiritual, e podemos dizer humano e civil de nosso tempo.
Mas agora, no que diz respeito a nós, filhos da Igreja, basta-nos recordar, com um famoso pensamento de Santo Agostinho ( intus eras, et ego foras ; Conf . 10, 27; PL . 32, 795), que o ponto de O encontro essencial com o mistério religioso, com Deus, está dentro de nós, está na célula interior do nosso espírito, é naquela atividade pessoal, a que chamamos oração. É nesta atitude de pesquisa, de escuta, de súplica, de docilidade (cf. Io . 6, 45) que normalmente a ação de Deus nos alcança, nos ilumina. dá-nos uma noção das coisas reais e invisíveis do seu reino; ele nos torna bons, nos torna fortes, nos torna fiéis, nos torna como ele quer.
Dizemos-vos, irmãos e irmãs devotos do Senhor, que tendes o direito e o dever de manter com Ele uma conversa alegre; dizemos a vocês, jovens, ansiosos por encontrar a chave do novo século; a vós, cristãos, que quereis descobrir a síntese possível, purificadora e beatificante da vida hoje vivida e da fé que ainda acalentais; a vocês, homens de nosso tempo, lançados no turbilhão de suas ocupações atormentadoras, e sentem a necessidade de uma certeza, de um conforto que nada no mundo lhes dá; a todos dizemos: orem, irmãos! dourada, fratres!Não se canse de tentar levantar do fundo do seu espírito, com a sua voz íntima, este: Você! dirigida ao Deus inefável, a este Outro misterioso, que nos observa, nos espera, nos ama; e você certamente não ficará desapontado e abandonado, mas experimentará a nova alegria de uma resposta inebriante: Ecce adsum ; aqui estou eu aqui! ( Is . 58, 9).
Com a nossa Bênção Apostólica: orem, Irmãos!

Deixe comentário