Ituano se despede do Paulistão depois de 30 pênaltis
Compartilhe

Em Osasco, o Ituano empata em um gol com o Bugre, no tempo normal, e perde a batalha dos pênaltis. Bye bye a vaga na Copa do Brasil de 2021
Depois da brilhante apresentação frente ao Santo André, no fechamento da primeira fase do Paulistão, quando o Ituano venceu o Ramalhão por 3 a 1, esperava-se que o Rubro-negro pudesse reeditar contra o Guarani. Ledo engano. Após 90 minutos de pouca inspiração e com o empate no tempo normal, a decisão da vaga para seguir no Troféu do Interior, que dá vaga ao campeão de disputar a Copa do Brasil 2021 foi para a cobrança de pênaltis. O Guarani venceu por 11 a 10, na noite de quarta-feira, em partida disputada no estádio José Liberatti, em Osasco, e válida pelas quartas de final do Troféu Interior.
O Bugre abriu o placar com Waguininho, aos seis minutos do primeiro tempo. O Ituano empatou aos 29 minutos da segunda etapa com Gabriel Barros. Nas cobranças de pênalti, melhor para o time de Campinas que teve melhor aproveitamento e saiu vitorioso após 30 cobranças. Pegorari fez a sua parte, defendendo três das quatro cobranças do Guarani, mas os cobradores do Galo, exacerbaram o direito de errar.
Nas outras duas partidas, do Troféu do Interior, a Inter de Limeira e o Botafogo garantiram a classificação à próxima fase ao vencer Ferroviária e Novorizontino, ambos por 2 a 0, respectivamente. Ao lado do Guarani esperam a definição dos jogos de ontem, entre Santos x Ponte Preta e Bragantino x Corinthians, para conhecer o último semifinalista, o melhor time do interior que acabar eliminado das quartas do Paulistão, Santo André eliminado pelo Palmeiras ou o Bragantino, caso seja derrotado pelo Corinthians.
O jogo
No primeiro tempo, com mais volume de jogo e iniciativa, o Guarani foi melhor que o Ituano nos primeiros 45 minutos de jogo em Osasco. Logo aos cinco minutos, Waguininho recebeu na pequena área e abriu o placar para Guarani. Apesar do controle do jogo, o Bugre pouco assustou o goleiro Pegorari. O Ituano, por sua vez, finalizou apenas uma vez, com Gabriel Taliari.
Se o primeiro tempo foi do Guarani, o segundo teve total controle do Ituano. Dono das melhores chances da segunda etapa, o rubro-negro conseguiu o empate aos 28 minutos, com Gabriel Barros. O meia aproveitou saída ruim de Jefferson Paulino após escanteio para empatar para o Galo. Apesar do controle do jogo, o Ituano pouco assustou o Guarani, que recuou e só passou a procurar o ataque após sofrer o empate. Mas não conseguiu evitar a decisão nos pênaltis.
30 cobranças depois
A classificação do Bugre veio após a maratona de 30 cobranças de penalidades, 15 para cada time. Destaque para os goleiros Pegorari e Jefferson Paulino, que além de defenderem, marcaram duas vezes cada. Melhor para o bugrino, que saiu com a classificação.

FICHA TÉCNICA

Guarani: Jefferson Paulino; Pablo, Romércio, Bruno Silva e Bidu; Deivid, Eduardo Person, Arthur Rezende (Lucas Abreu) e Lucas Crispim (Marcelo); Waguininho (Renanzinho) e Júnior Todinho (Elias Carioca). DT: Thiago Carpini.

Ituano: Pegorari; Léo Duarte, Suéliton, Léo Rigo e Breno Lopes; Baralhas, Serrato (Fillipe Souto) e Paulinho; Eduardo Lopes (Luiz Paulo), Gabriel Taliari (Guilherme) e Gabriel Barros (Mateus Criciúma). DT: Vinícius Bergantin.

Gols: Waguininho; aos cinco do primeiro tempo (Guarani) e Gabriel Barros; aos 28 do segundo tempo (Ituano)

Cartão Amarelo: Deivid e Arthur Rezende (Guarani)

Arbitragem: Ilbert Estevam da Silva, auxiliado por Vitor Carmona Metestaine e Fábio Rogério Baesteiro.

Agora é pensar na Série C

Com a desclassificação no Paulistão e no Troféu do Interior, o Ituano passa a pensar na preparação para a estreia na Série C do Campeonato Brasileiro que inicia no próximo final de semana.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica com as informações da edição 2020 da Série C do Campeonato Brasileiro. A terceira divisão nacional será iniciada nos dias 8 e 9 de agosto e a previsão é que as finais da competição sejam disputadas apenas no mês de janeiro do ano que vem, fato semelhante ao que vai acontecer com as Séries A e B do Brasileiro.
A última rodada da primeira fase, que deve apontar classificados para o mata-mata e também as equipes que serão rebaixadas para a Série D de 2021, está marcada para o dia 6 de dezembro, um domingo. Na semana seguinte, a CBF prevê o início da fase eliminatória, com os quatro mais bem classificados de cada grupo se enfrentando em dois quadrangulares.
A decisão do título, que acontece em dois jogos, está programada para os dias 24 e 31 de janeiro do próximo ano, fato bem raro em se tratando de Série C.
A terceira divisão do Campeonato Brasileiro deste ano vai contar com vinte equipes divididas em dois grupos em que todos se enfrentam em turno e returno, com os quatro primeiros colocados avançando para a segunda fase, em que serão disputados dois quadrangulares envolvendo os classificados. Depois dessa fase, os “campeões” de cada quadrangular avançam para a final e consequentemente para a Série B do ano seguinte. Os segundos colocados de cada quadrangular também asseguram o acesso.
O Ituano joga a primeira rodada em casa contra o Tombense, de Tombos-MG. A partida está marcada para o Novelli Júnior, às 16 horas, do sábado 08/08.

Deixe comentário