Diocese divulga protocolos para celebrações dos Sacramentos
Compartilhe

Em todas as Paróquias da Diocese de Jundiaí, o presente Protocolo deverá ser assumido com muita responsabilidade e resiliência pelos Párocos, Administradores Paroquiais e pelos membros dos Conselhos Paroquiais e acolhidos por todos os paroquianos. Assim indicamos as seguintes medidas de proteção que visam o cuidado, a defesa e a preservação da vida, mas sem deixarmos de cumprir nossa missão evangelizadora. Estas normas de proteção em relação à celebração dos Sacramentos e de outras ações litúrgicas deverão ser implementadas em cada Paróquia da Diocese de Jundiaí a partir do dia 15 de agosto de 2020, Festa de Nossa Senhora do Desterro, nossa Padroeira Diocesana. Não é demais insistir na necessidade de que o presente Protocolo deverá ser aplicado levando em consideração as próprias realidades paroquiais, bem como as disposições das autoridades sanitárias de cada Município.
Para a celebração de qualquer Sacramento deverão ser levadas em conta as mesmas medidas assumidas no Protocolo Sanitário – Missas presenciais (de 08 de junho de 2020), principalmente naquilo que diz respeito ao uso obrigatório de máscaras, à higienização dos ambientes e dos fiéis (sapatos e mãos), ao distanciamento obrigatório de 2 metros, ao limite máximo de 20% da capacidade da nave da igreja e ao tempo máximo de 45 minutos (se possível) para as celebrações com a presença de fiéis.
Todas as normativas aqui estabelecidas estão em conformidade com as Orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da COVID–19, publicadas em 21 de maio de 2020.
A integra do protocolo com os procedimentos estão disponíveis no site da Diocese de Jundiaí.

Deixe comentário