Diocese emite novas orientações para missas e celebrações
Compartilhe

Com o anúncio do Plano São Paulo de Flexibilização da Quarentena, anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo em 27 de março, a Diocese de Jundiaí estabeleceu dois protocolos de condutas para a participação do povo nas celebrações eucarísticas.
O protocolo n.º 1 permitia que os fiéis assistissem à missa pela televisão ou rede sociais e, após isso, fossem até às Igrejas para receberer a Eucaristia. Já o segundo protocolo permitia missas presenciais, com um número reduzido de fiéis e mais uma série de procedimentos.
Com o regresso de algumas cidades que compõem a Diocese e pertencem a diferentes Regiões Administrativas do Estado, Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, emitiu novas orientações. Veja a íntegra do comunicado abaixo.

Jundiaí − SP, 03 de julho de 2020.

Comunicado ao Povo de Deus (N. 07)

Novas orientações para a Diocese de Jundiaí

Queridos Padres, Diáconos, Religiosos, Seminaristas e Povo de Deus presente na Diocese de Jundiaí:

Considerando que os municípios que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Itupeva e Cabreúva) e a Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba (Itu e Salto) entraram novamente na fase vermelha do Plano São Paulo de Flexibilização, anunciado hoje pelo Governo do Estado de São Paulo, DETERMINO:

Que as Paróquias destas cidades permaneçam fechadas, realizando apenas Missas e outras atividades de maneira online, como no início da quarentena, com a presença de no máximo 05 pessoas para auxiliarem nas funções litúrgicas e transmissões;
Ficam suspensos, até que se recomende o contrário, os dois Protocolos Sanitários de reabertura gradual das igrejas da Diocese de Jundiaí (publicados em 08 de junho de 2020);
As secretarias paroquiais podem funcionar internamente. Evitem-se os atendimentos presenciais. Quando for necessário, que este atendimento seja realizado através de agendamento com hora marcada;
A Cúria Diocesana de Jundiaí e o Tribunal Eclesiástico Diocesano funcionarão apenas internamente, sem atendimento ao público. Para o atendimento das Paróquias, se for possível, que tudo se realize de maneira online. Caso contrário, as mesmas deverão agendar horários nos setores da Cúria Diocesana;
As Paróquias das cidades de Cajamar, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, uma vez que continuam na fase laranja do Plano São Paulo, poderão continuar com os Protocolos Sanitários assumidos pela Diocese de Jundiaí, até que se recomende o contrário.
Que todas essas orientações sejam cumpridas a partir do dia 04 de julho de 2020.
Conclamo todo o Povo de Deus presente na querida e amada Diocese de Jundiaí a permanecerem unidos pelo vínculo da caridade, nas orações e empenhados no cuidado de si e dos outros.

E os abençoo, de coração, em nome de Jesus, o Bom Pastor.

Dom Vicente Costa
Bispo Diocesano

Deixe comentário